sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bells Beach & Great Ocean Road

No dia seguinte infelizmente nem tudo correu como queríamos... Demoramos todos a sair de casa e o resultado foi só chegarmos à praia por volta do meio dia e meia.
Em Bells estava a haver o campeonato mundial de surf Rip Curl Pro 2011, onde o nosso Tiago Pires (Saca) muito bem surfou! Chegou aos quartos de final e por muito pouco (last minute) não foi á semi-final... mas isso tudo passou-se no dia seguinte. Neste dia era o dia das mulheres e tivemos o privilegio de ver um bocado dos quartos finais e semi-finais  do campeonato. Ou seja, Carissa Moore, Sally Fitzgibbon, Stephanie Gilmore e  Coco Ho entre muitas outras a fazer altas ondas!
 
 
Ás 3horas abandonamos a Inês com o grupo de surf dela e seguimos para a Great Ocean Road onde iríamos passar os próximos dois dias.

Durante esses dois dias conseguimos fazer a Great Ocean Road toda. Como já tinha referido uma vez, esta estrada de 250kms vai de Torquay a Warmambool e foi construida  em 1919 por soldados retornados da guerra. É ainda o maior War Memorial do mundo e é igual à nossa costa portuguesa!

Pela great ocean road apanhamos encoberto e frio umas horas, e sol e calor outras horas. Aaproveitamos para parar em quase todas as vilas como Anglesea, Apollo Bay e Port Campbell. Em geral são todas muito parecidas e muito bem exploradas. Pequeninas mas sempre com praia optima, campo de golf, cafés espectaculares e campings a abarrotar. Sim, porque na Australia não são os pobrezinhos só que acampam, toda  agente acampa! Em cada vila destas vêm-se famílias enormes, todos vertidos bem e com brutos carrões. É o espirito que conta portanto.
Tirando as vilas, há muitos spots para surfar, vêm-se muitos koalas (Kennett River), há dois trecking na rain forest que vale a pena fazer, water falls, os 12 apostolos, the grotto e a London bridge. Estes últimos três são rochas no mar e são a maior atracão do percurso todo. Conseguimos fazer tudo menos as maiores quedas de água pois envolviam guiar uma hora para o interior, e o tempo que tínhamos não era muito.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 

Na segunda feira há hora do almoço pegámos na Inês e voltamos para Melbourne, onde tinhamos um picnic combinado com um grupo de amigos dela nos Royal Botanic Gardens. Mas isso fica para o próximo post!


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Brighton Beach, Mornington Peninsula & Philip Island!

Boa Pascoa Everyone!
Como na Australia tínhamos vários dias de ferias decidimos fazer uma longa viagem até ao estado de Victoria com a nossa campervan! Porque tínhamos tantos dias de férias? Então é assim...
. Feriado de Sexta Feira Santa.
. Feriado de Domingo de Pascoa - passa para 2ª feira
. Feriado de 2ª feira Anzac Day - passa para 3ª feira
Assim tínhamos direito a 5 dias seguidos de férias! Como não queríamos perder horas em transito, tiramos mais 2 dias de ferias, um para cada lado, e ficamos com uma semana inteira de férias da Pascoa!

Voltando ao que interessa... 4ª feira depois do trabalho do Pedro arrumamos o pouco que faltava e começamos os nossos 1000kms até Melbourne. O combinado era fazer em 2 fases. Uma primeira fase de 5 horas até perto de Goulburn (maior cidade interior da Austrália mais conhecida pela tosquia das ovelhas e pela fruta). E no dia seguinte mais 5 horas até Melbourne. Foram portanto cerca de 1000kms de paisagens do Alentejo sem tirar nem por.
Chegados e recebidos por Melbourne com sol e calor, fomos passear por Port Melbourne, junto à praia, onde vive a Inês e onde íamos ficar a dormir 2 noites. Vale mesmo a pena visitar esta parte da cidade que tem bares, cafés e esplanadas com boa musica e muito bom ambiente. Depois do passeio foi hora de nos irmos arranjar e jantar fora para o CBD com um grupo de amigos da Inês e da Joana, não podia ter sido mais divertido!

Dia seguinte acordamos cedo (eu agora madrugo todos os dias as 7 da manhã vá-se lá saber porquê) e fomos para Brighton beach. A ideia não era fazer praia claro porque apesar de estar sol o vento estava-nos a gelar até aos ossos! O engraçado desta praia é o facto de ter uma data de barraquinhas pintadas de maneira diferente. Claro que também comentamos que fazem lembrar as nossas do norte de Portugal...

Depois disto seguimos para St. Kilda - bairro mais IN e trendy da cidade - para beber um café e completar o pequeno almoço. Só depois disto nos sentimos capazes de seguir para Mornington Península onde iríamos passar o dia.

Mornington Peninsula é a sul da cidade e é conhecida pelas vinhas, jardins e plantações de morangos. Como o tempo era escasso, era sexta feira santa e eu não me apetecia nada passar o dia a beber vinho, tivemos só a passear por lá, a ver as plantações e à conversa. Definitivamente temos de ali voltar um dia. 
 
 
 
 

Ao fim da tarde tivemos de ir a correr ter com uns amigos Franceses a philip Island, com quem tinhamos combinado ir ver a pinguin parade! A Ilha é muito gira, tem praias optimas para surfar e tem o extra de ter todo um turismo em volta dos pinguins. A parada foi engraçada, centenas de pinguins a sair de dentro de água aos grupos para depois subirem as dunas onde ficam a dormir escondidos na vegetação. Como estamos em época de acasalamento, tivemos a sorte de ver dezenas deles a cantar uns para os outros, a maltratarem-se e a acasalarem. Vimos de tudo portanto, e isto a meio metro de nós! O chato é que não se pode ter máquina fotográfica connosco, nem sem flash!
 

Saímos de lá tardíssimo e já só chegamos a casa quase ás 11 da noite onde caímos na cama e adormecemos rapidamente já que no dia seguinte tínhamos de acordar cedo para partir para Bells Beach onde estava a decorrer o campeonato mundial de surf!