sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hot Days in Sydney

Long time no post. Pois é, já se passarem uns tempos desde o meu ultimo post!
Esta semana que se passou foi de um calor avassalador, daqueles em que se dorme com a janela toda aberta, destapados, e ainda assim a morrer de calor.
Para o nosso desespero, isto só piorou com o passar da semana, com noites mal dormidas e dias passados a suar.Tudo o que nos restava era partir para a praia depois do trabalho para um mergulho ou uma surfada.

Sexta fomos beber uns copos a um bar chamado ECQ Bar. É em circular Quay e tinhamos uma Farewell party. Quando vierem mais visitas temos definitivamente de lá ir mais umas vezes!
O culminar da semana foi sábado, em que os termómetros bateram nos 42º sufocantes. Nós seguimos para Maroubra onde ao menos nos podíamos refrescar no mar, quando não estávamos por debaixo do guarda sol. Ao chegar a praia, logo após o primeiro mergulho, chegou o Tym, a Celine e o Mike, que me desafiaram para ir fazer snorkeling com eles, para ir ver as grutas dos tubarões.

Pronto, não se assustem, já sei o que estão a pensar, mas não é nada assim. Os grey nurse sharks são uma espécie noctívaga, mas muito plácida e calma durante o dia, e assim não representa perigo (com a devida distância).
(têm ar querido, não têm?)

Infelizmente, os tubarões estavam muito fundo, e eu não os consegui ver visto estar sem barbatanas além de não conseguir descer assim tão fundo, mas o Mike viu 2! De qualquer maneira, fizemos cerca de 1km a nadar, a mergulhar e a ver paisagens submarinas espectaculares, montes de peixes, e cores surreais.
 Passada a 1h30 de snorkeling, voltei para ter com a Mariana, que já estava acompanhado pela Isabel e John. Na hora seguinte, variamos entre mergulhar para refrescar, e 5 minutos fora de agua para secar e aquecer ao ridículo. Preparava-mo-nos para fugir do sol passado 1h, até que veio a bênção do mar: uma brisa fresca (35º), o que deu para aliviar um pouco e ficar na praia mais um pouco.

A seguir fomos ter com a Camille, amiga francesa apresentada pelos Leitões/Cardins que se ia embora após 6 meses cá em trabalho. Tivemos de optar pelo ice coffee para manter a temperatura em baixo.

No domingo, a previsão era que o tempo piorasse (leia-se chuva e frio, não mais calor!), e então aproveitamos para dar um salto a Maroubra de manhã antes da chuva. Tive ainda 1h30 de surf com algumas ondas decentes, acompanhado pelo Eric, o Tym e a Celine.

Logo a seguir, com o tempo a piorar drasticamente, fomos a correr ter com os Leitão/Cardim ao Art Gallery de NSW ver a exposição dos Guerreiros de Terracota descobertos na China nos anos ´70. 
A exposição fala da história que levou a que um jovem Imperador de 13 anos decidisse que, entre preparar o caminho para toda a actual cultura chinesa, que também ia construir o maior túmulo alguma vez visto, protegido pelo maior exercito (de terracota) alguma vez construido. Coisa pouca, portanto.

 
 
 
 
O que realmente impressionou foi o nível de detalhe de não só os guerreiros, mas de todos os artefactos, que eram replicas dos reais da altura. A começar pela besta (AKA balestra), pelo apoio da dita na carruagem, até as tampas dos eixos das rodas (a jantes de liga leve da altura). E isto tudo em 221 antes de Cristo, enquanto nós ainda nem sabíamos o que era a agricultura!
Para finalizar o fim de semana, seguimos os quatro supostamente lanchar para fazer tempo para jantar fora. Claro que acabou em conversa até as 9h30 sem vestígio de jantar!

Bom fim de semana!