quinta-feira, 18 de novembro de 2010

6th Day - Lake Matheson and Seal Colony

A zona do fox glaciar tem imensas coisas para se fazer.  Voar em cima do glaciar, fazer escalada pelo glaciar e apenas contemplar o glaciar são exemplos. However, em vez de irmos escavar na neve, decidimos fazer dois trekkings aqui na área. Um foi no lake Matheson, e o outro até à seal colony.

O primeiro foi facílimo. Era só de 1 hora e pouco, pouco inclinado, e a ideia do trekking é tirar fotografias do reflexo das montanhas no lago. Infelizmente como saímos por volta das 9am e não ás 6am já apanhamos algum vento no lago, que não deixava a imagem de espelho perfeita. 
De qualquer das maneiras foi o sitio onde estivemos até agora onde se viu mais gente! Essa rápida caminhada feita atiramo-nos para o trekking que nos levaria até uma colónia de focas.




Nunca na minha vida inteira pensamos vir a passar por isto! Ao principio achamos que ia ser uma caminhada normal, como aliás o nome dizia. Começava com uma estrada de terra, depois passávamos por uma mina de ouro abandonada e depois então chegávamos a uma praia. Praia??? Onde está o branco da areia, o azul do mar, o paraíso associado com uma praia? Não, esta praia fazia lembrar o domínio do Scar, Leão mau do Lion king! Depois atravessamos uma ponte restrita ao peso de 1 pessoa sobre um lago, e finalmente chegamos há floresta, onde o trekking mais propriamente dito começava.

Ao longo das 2 horas de caminho até à colónia fomo-nos apercebendo da dificuldade da coisa. Horas e horas a subir, com poças enormes no chão que tínhamos de ultrapassar. As técnicas de passagem eram encontrar pedras ou tentar equilibrar por uns troncos que para la nadavam. Pois... nadavam... a conclusão foram as calças,  os ténis, as meias e os pés completamente todos pretos e enlameados. Claro claro, parece tudo muito aventureiro. Nós os dois sozinhos, no meio de uma floresta intacta pelo Homem, com um trekking que não tinha nada de caminho com o intuito de chegar a uma colónia de focas. Mas a realidade era isto tudo, mais o facto da floresta não ter um único animal para nos distrair das longas horas de caminho. Quando lá chegamos nem queríamos acreditar... FINALLY!!!

 
 
 
 

 As focas eram giríssimas! Uma ficou a poucos metros de nós a olhar intensamente como que a estudar-nos (elas têm um olhar muito intenso!). Quando essa decidiu tomar banho o Pedro pensou “pronto, é a nossa oportunidade de ir ver atrás daquelas rochas as centenas de focas!” (proibido claro). Começou a andar devagar.... sempre a olhar em frente.... viu várias cabeças deitadas nas rochas a poucos metros dele e eu claro, que estava a ver toda a cena de mais longe, vejo um mega barril de 2m e 200kgs a levantar-se por detrás de uma rocha, nas costas do Pedro! Berro solto corremos todos dali para fora e a dita foca gigante fica a poucos metros de nós onde finalmente entra para dentro de água! QUE MEDO! Uma foca destas arranca duas pernas no mínimo! Anyway... valeu logo a viagem a esta praia para ver as focas. São animais giríssimos apesar de cheirarem mesmo mal.

 
 

O caminho de volta fez-se bem melhor! Era já quase tudo a descer, as poças estavam mais secas, nós já não ligávamos ao facto de nos sujarmos mais, e ainda tínhamos o almoço na barriga! Ahhhhh.... como é que alguma vez nos tínhamos queixado deste percurso? Chegamos ao carro estoirados mas muito contentes e assim prontos para partir para o próximo Stop, Hokitika!