segunda-feira, 15 de novembro de 2010

2nd Day - Mount Cook and Queenstown

Acordar de manha debaixo de 20 e tal graus com um lago daqueles à nossa frente é a razão porque gostamos tanto de acampar! Torradas com peanut butter and jelly e um copo de leite depois rumamos ao Mt Cook. 
Esta zona por um lado é um bocado inóspita, por outro até é engraçada. A vila junto ao Mt Cook está toda virada para a escalada e para o ski. Aproveita-mos para ver um museu pequeno que mostrava a  historia do alpinismo, topografia e fauna da montanha. 
Ficamos a saber que os primeiras pessoas a subir ao pico da montanha foram uns irmãos locais que mal souberam que o alpinista Edmond Hillary (primeira pessoa a subir o Evereste) ia tentar escalar, anteciparam-se e onde muitos falharam, eles conseguiram. Poucos anos depois, em 1910, subiu a primeira mulher, a Australiana Freda Du Faur. Enquanto andávamos nós os portugueses a implantar a republica, estava uma mulher a subir ao cume do Mt Cook!
Aproveitamos a inspiração e fomos fazer dois trekkings aqui, um para ver as montanhas e outro para ver os lagos e o glaciar. O sol fortíssimo e um calor insuportável mas lá subimos uma data de calhaus para ver o glaciar que infelizmente está cada dia mais pequeno. Aqui conhecemos uma senhora que lá tinha ido a primeira vez nos anos 70 onde o glaciar era gigante e onde tinha tomado banho nos lagos enormes que agora são quase pequenas poças. Nada comparado com o nosso querido Lake Tekapo que tanto nos tinha impressionado no dia anterior.
 A meio da tarde tivemos de nos meter a caminho again, desta vez para sul. Passamos por paisagens muito castanhas, picos cheios de neve, autenticas florestas tropicais, rios com pessoas em busca de ouro, mais lagos e muitas vinhas. 3h30 depois estávamos a entrar em Queenstown!
 
Para quem achava que Sydney era A cidade que MAIS respirava qualidade de vida, estava enganado. Esta vila que também foi construída em volta de uma baía tem uma cintura de montanhas altíssimas onde se faz ski durante o inverno, tem uma praia de cidade de água puríssimas (só tem 130.000 habitantes), todos os edifícios são de boa construção, as pessoas aparentam estar felizes e tem mil actividades na baía tais como a canoagem e o rafting entre muitos outros. Passeamos pela cidade sempre pela sombra visto não aguentarmos mais com sol na cara e há hora de jantar viemos para o camping. 
 Fact 1: Apesar de ainda não ser verão, só ás 9.30pm é que fica escuro! Assim o dia fica mesmo muito comprido e dá para fazer muita coisa!

Fact 2:  A cidade começou quando dois exploradores ingleses começaram a explorar os terrenos para cultivo. Poucos anos depois descobriu-se o ouro e os terrenos encheram-se. Em outros poucos anos o ouro acabou e desde então tem-se investido em turismo de verão e inverno!