sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Floods in Queensland

Já voltámos de Portugal! Chegamos no domingo passado e fomos logo recebidos por um sol radiante e temperaturas parecidas com os tropicos. 30 graus e 90% de humidade. Sensação real? 35ºC! Passamos o dia todo na praia entre mergulhos e o guarda sol. 
Na segunda feira é claro que acordei doentissima com o frio que tinha apanhado no avião... depois do dito domingo de praia, tive basicamente uma semana infernal! Doente, com dores no corpo todo sem energia para me mexer... tudo o que se quer a escassos dias de entregas para a faculdade!
Bom, há pessoas com MUITO PIOR sorte que a minha, e é disso que quero falar aqui.

Agora que já conseguimos explicar a distancia entre as inundações e nós, gostávamos de explicar o que se tem estado a passar neste país.

Em meados de Novembro começaram a cair chuvas fortes em Queeesland - Paraíso turístico especialmente no verão. O pior desta aparentemente inofensiva chuva tropical foi que ainda não parou! Agora milhares de casas estão desaparecidas debaixo das inundações, milhares de pessoas estão desalojadas e outros milhares de casas e cidades sem electricidade. Mas isto não é o pior....

O pior é que neste momento teme-se pela falta de agua potável, pelo dengue, e pelos crocodilos e cobras . Estes últimos são o maior perigo porque andam soltas pelas águas e entraram pelas casas, muitas delas ainda com gente lá dentro!
 O governo já só faz contas à vida e diz que são billions de prejuízo... mas no meio disto tudo apenas se perderam 15 vidas até agora, e há ainda gente com o sentido de humor apurado para pôr anúncios em postes de electricidade a dizer "pede-se que avisem se virem 3 goldfish que desapareceram na terça feira" hahaha
Parece que o pior já passou e ontem houve sol em Brisbane ao fim da tarde. As aguas desceram um bocado e agora começam as limpezas a estas cidades que se assemelham a cidades em pós guerra. Totalmente devastadas.