quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Baby Nappies

Quando ainda estava grávida decidimos ir a uma feira de 'Babies & Toddlers' aqui em Sydney. Quando entramos no recinto compreendemos que quase toda a feira girava sobre o assunto das fraldas reutilizáveis. Estavam presentes cerca de 10 marcas destas tão famosas fraldas que nós antes nunca tínhamos visto (não certamente por não existirem, mas por nunca termos conhecido ninguém que as usa-se).
 (O blog do Duarte tem muitas mais fotografias)

Os beneficios destas fraldas:

- O custo
Ao principio pode parecer que não... O preço de comprar duas dezenas destas fraldas é bastante alto, e assusta pagar tudo de uma vez ($500)! No entanto:
  • O preço normal gasto por uns pais em fraldas e toalhitas por ano varia entre $2,500 e $5,000, por criança, desde que nascem até começarem a usar a casa de banho.
  • O preço pelas fraldas reutilizaveis para o mesmo periodo de tempo varia entre $500 e $1,000 (Dependendo do estilo, quantidade, cores e marcas que se decide por optar).
  • As fraldas podem e devem ser usadas para as próximas crianças que vierem na família.
 - Amigas do ambiente
Um estudo mostrou que por ano, só na Australia, 800 milhões de traldas descartaveis vão parar ás lixeiras. Isto num país apenas com 20 milhões de pessoas. Imaginem os resultados na Europa e nos EUA.
  • Gasta-se a mesma energiaa produzir cada fralda descartável do que a lavar 200 vezes uma fralda reutilizavel.
  • Gasta-se o dobro da água a produzir uma fralda descartàvel do que a lavar uma destas fraldas por ano!
  • A produção do plástico para cada fralda descartável precisa de 1 copo cheio de petróleo.
  • Fraldas descartáveis usam 8 vezes mais materiais não-renováveis e 90 vezes mais materiais renováveis que as fraldas reutilizáveis.
  • fraldas reutilizáveis são feitas de materiais sustentáveis como o bamboo e algodão orgânico e usam muito pouca energia a serem produzidas.
  • Estes materiais não precisam pesticidas, crescem muito rápido e vêm de plantações certificadas (no ilegal logging).
  • Modernas fraldas reutilizáveis não precisam de  lexivias, detergentes ou de serem engomadas. Podem ser lavadas em água fria ou morna, e secam ao sol.
- Bom para o bebe
As fraldas reutilizáveis não podem causar irritações na pele assim como sabemos sempre que químicos estão em contacto com a pele do bébé.

Estes são alguns dos benificios destas fraldas, mas na minha opinião, se se escolher mal a marca, acaba-se por se ter mais problemas que vantagens!
De todas as fraldas que vimos na feira so uma ou duas é que nos convenceram:
  • Gostamos das que têm abas para não deixar que nada saia pelas virilhas.
  • Gostamos das que têm molas com cores para ser facil montar.
  • Não gostamos das que têm rack-racks (desconfiamos que se estraguem num isntante)
  • Não gostamos das que têm muitos panos para meter por dentro (são 30minutos para montar cada fralda!)
  • Não gostamos da maioria dos padrões (hahaha)
Como tem corrido esta aventura?

Nós optamos pelas fraldas da Itti Bitti (acho que entregam em todo o mundo). São de molinhas e ajustam-se a todas as crianças de todas as idades. Nós escolhemos as d'lish Snap-in-one que são para bebes com 6kgs (2 meses e meio) aos 12kgs (2 anos).São fáceis de montar, e normalmente só o interior  (tecido de bamboo) é que precisa de ir para lavar.

Estamos a dar-nos lindamente com as fraldas e claramente o Duarte também gosta. Nunca mais tivemos de usar cremes ou pó-de-talco (para quem usa). O rabo dele nunca ficou assado. Os chichi-cocos nunca saíram da fralda. Levar para passar o dia fora é igual a levar outra qualquer, a única coisa que se tem de levar é um saco (cada marca vende o seu) para meter a suja lá dentro para evitar cheiros ou sujar mais alguma coisa.  Não se tem de passar por água quando é só chichi mas convém passar por agua antes de lavar quando se trata do 'number 3'. E por fim... não, não mete nojo nenhum. É tudo limpo, demoram segundos a montar, e os benefícios mais que muitos!

Outras marcas Australianas com fraldas diferentes (note-se que tivemos de ponderar entre estas todas!):
- itti bitti
- Pea Pods
- cuddle monkey
- nurture nappies
- Bright Bots
- Baby Beehinds
- Cushie Tushies
- Pikapu
- Eenee
- AllStar

Vos garanto que se tivesse sido um fiasco, seria a primeira a dizer!