quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Glenn Murcutt interview

 
 Há cerca de um mês atrás, tive a oportunidade de assistir a uma entrevista a um dos arquitectos (para não o dizer '0' arquitecto) mais conhecidos da Austrália. A entrevista foi dada num dos maiores anfiteatros da minha universidade (UNSW) e não havia uma única cadeira por preencher.

Só para deixar uma ideia do que foi falado. O arquitecto falou da sua infância na Papua Nova Guiné, onde cresceu 'educado' por locais e a falar o dialecto deles. Onde desenvolveu um fascínio pela natureza e simplicidade que mais tarde vieram a fazer dele um internacionalmente conhecido perito em arquitectura vernacular.

Glenn cativou-nos a todos com o seu humor e as suas histórias sobre o trabalho, viagens e família. Cada palavra que dizia inspirava-nos mais que a anterior. É uma pessoa muito acessivel, simples e interessante que infelizmente não tive o prazer de ter como professor pois só dá aulas aos 3 primeiros anos de arquitectura.

Espero poder vir a assistir a mais palestras deste arquitecto que sempre exerceu arquitectura relacionada com a natureza, mesmo quando a palavra 'sustentabilidade' ainda estava longe de virar moda.

Aos amantes de arquitectura, aconselho vivamente a darem uma vista de olhos ao video!