segunda-feira, 28 de abril de 2014

Slowing Down

Meia noite. Está a estrebuchar e com razão. Levanto-me e dou-lhe de comer (beber). 3 da manhã. Esta hora já é menos usual, e escapa-me a razão do nível de decibeis estar a aumentar de modo tão radical. Vá lá que foram só 5 minutos (mais pareceram 50). 6 da manhã... a história repete-se. 8 da manhã abro os olhos, e ali está ele, de olhos abertos a olhar para mim, com o maior sorriso, e com um 'bom dia' solta a primeira gargalhada do dia. Como podemos ficar zangados com este pequeno diabinho ? Tenho a certeza que com um copo de café tudo se compõe.

O melhor é encurtarmos o dia de hoje e reduzir as viagens de carro. Atravessamos uma pequena floresta em frente a casa e vamos aos Easter Dunsborough Markets. Um relvado enorme cheio de barraquinhas. Umas vendem roupas e acessórios por 5$, outras sabonetes, fruits & veggies, brinquedos, outras estão aqui em defesa de alguma causa, outras para demonstrações (até a Bimby aqui está representada!),... etc. Enquanto vagueio com tempo pelas dezenas de barracas, os rapazes atiram-se para os Jumping Castles. Eles estão felizes. Eu ainda mais, não só por os ver felizes, mas para ter um tempinho só para mim. Egoísta eu sei, mas é pela sanidade de todos.


Feitas as aquisições 'necessárias' o melhor é voltar para casa para a sesta. É só atravessar a pequena floresta outra vez. Estamos perdidos. Como 'estamos perdidos'?? Não fizemos exactamente o mesmo caminho? Se calhar virámos 2 arvores antes ou depois do que devíamos. Benditos iphones que estão sempre à mão para nos indicar o Norte em situações destas. 300 metros mais para norte e começo a ver o cor-de-laranja das abóboras e a sentir o cheiro das flores. Não temos pressa. Ficamos por aqui a almoçar enquanto os mini-Pedro dormem.

O jardim à minha frente não podia ser mais tranquilo. É um relvado que dá a volta à casa, e a delinear estão todos os tipos de produtos plantados. Tomates, cenouras, abóboras, vários tipos de verdes, flores, etc Não se ouve barulho nenhum da rua. Nem de dentro de casa. Todos dormem.

Está combinado, vamos ver as grutas esta tarde. Temos dezenas por onde escolher, mas seguimos a sugestão do Matt (Host) e vamos às Ngilgi Caves. Pronunciado 'Neelgee' Em Australiano, este era um Espirito Bom que triunfou numa grande batalha contra o Espirito do Mal Wolgine. As grutas fazem parte da História da tribo aborigine local. Quando entro vejo uma grande galeria à minha frente, cheia de cristais que formam pináculos brancos por toda a parte. De Tomás pendurado em mim, e Duarte a pé, começamos a descer os mais de 350 degraus até ao fundo da gruta que nos é permitido visitar. 100 degraus e começo a duvidar que consiga caber por entre estes rasgos na pedra. O D parece não sentir o cansaço. O P não o perde de vista. Eu fico entalada a meio caminho, e o T começa a não gostar do CO2 extra, ou de ficar entalado. Seja como for, manifesta o seu desagrado, em modo ECO pelo gruta adentro. Sento-me noutra galeria. Descanso e tudo acalma. Fico aqui à espera. É melhor. Vem aí um casal de vintões quase em modo enfarte. Suam por toda a parte e até parecem estar em boa forma física. I wonder como é que o Pedro vai trazer o Duarte de volta. Passa mais um grupo de jovens por mim e sentam-se ao meu lado. Não falam. Só arfam. Seguem caminho. Os cristais à minha frente vão mudando de cor - branco, encarnado, azul, verde,... não são bem eles que mudam de cor mas a luz que lhes está apontada. Seja como for ficam espectaculares. 30 minutos depois aparece o meu minion aos saltos gruta a fora, com um suado Pedro atrás. Fez então pelo seu próprio pé a gruta toda, onde lhe foi dada uma lanterna lá em baixo para ver melhor os cristais. Estava duma felicidade contagiante, e não parece ter dado pelo esforço feito. O Pedro sua. 

Já é fim de tarde e está a ficar frio. Já se sente o Outono e nota-se bem que o verão já acabou. Atendo o telefone e são uns amigos a querer um café/cerveja. A verdade é que gostamos muito deles, e apesar de vivemos todos em Sydney, quase nunca nos vemos. Não recusamos e voltamos para perto de casa, para uma explanada. É tão bom vê-los a todos! Fazemos o pedido, e vem tudo rapidamente. Num momento de distração (nosso) o D bebe um copo inteiro de Iced Chocolate (gelado), tamanho XX XL de um só trago. Não acredito no que estou a ver. Ainda há 2 dias foi o avião inteiro, agora é a esplanada. O que entrou, acabou por sair minutos depois. ...

O melhor é darmos por terminado o dia.