terça-feira, 29 de setembro de 2009

Become a Donor

Two week ago we decided to become blood donors and maybe save a life or two... so yesterday, we did it.After a good breakfast and drinking 1,5L of water, we went to the Australian Red Cross, near Martin Place, and filed an amount of papers. Afterwards we went to separated offices aiming to be interviewed, and finally we went to a big space, full of seats, where I sat astounded and appalled while an enormous needle was stuck into our veins, to fill two containers with blood. A little one for analyses, and a bigger one for donating. Did I make you shudder?! haha It doens't hurt at all...
In the end we were given a bag with something to eat (cookies, chips, chocolate) and a milkshake to drink! It's important to be hydrated.

You can give blood every three months, and our next time will be 21 December.
It's an amazing experience. It feels right, and it feels good! So... it's our time to say "Give Blood, save life"

domingo, 27 de setembro de 2009

What to do when it's Windy

Vela e vento normalmente combina bem, mas tudo que é em excesso, faz mal... Acordei as 7h20 da manhã num fim de semana para ir fazer uma regata na minha nova equipa, fui dos primeiros a chegar e tive 30min a rafear spi´s e estivar velas. Nessa altura, chegou o patrão que largou a notícia que o percurso ia ser muitas voltas a um percurso pequeno, algo que não combina muito bem com um barco de 80 pés em ventos de 30 nós. E assim, a nossa regata foi cancelada, e eu voltei para casa as 9h30 sem ter feito regata alguma.

Ainda assim, deu para dar umas voltas pela marina para admirar todos os barcos que lá estavam, desde o mais hi-tech, ao mais clássico, e aproveitei para tirar umas chapas.Terminada a tentativa falhada de regata, pegámos nas nossas bicicletas e fomos para Bondi, ter com o nosso grupo de amigos que ia celebrar o noivado com um Barbecue em Tamarama. Tratámos de comprar hamburgueres, pão e tomates cherry, além de um cesto para a bicicleta da Mariana (comprado no K-mart, a preço de chuva para gáudio da Mariana), e dirigimo-nos para Tamarama.
Ao chegar lá, avisaram-nos que o barbeque tinha sido cancelado devido ao vendaval em favor de um almoço num RSL (um clube). Nós, no espírito da economia, decidimos que iamos fazer os nossos hamburgueres num barbecue que há em North Bondi, e só depois iamos ter com o grupo ao clube.
Lá ocupamos uma das 4 placas de inox, pedimos um bocado de folha de alumínio, e fizemos a nossa comida enquanto conversávamos com uns italianos que cozinhavam para uma trupe em casa deles.Já de barriga cheia e bem contentes, fomos ter com o resto dos nossos amigos. Lá no RSL, estava tudo em espírito de festa, onde conversámos com gente de todos os países, tudo enquanto se bebia muito vinho, cervejas, e champanhe (isto as 3 da tarde!). Passado 2h de lá estarmos, senti-mo-nos vencidos pelo cansaço e fomos pedalar até casa.
Domingo de manhã, olhamos pela janela, e vimos que estava ainda mais vento (40 nós!!), e um temperatura pouco agradável para se estar na rua. Ainda assim, tínhamos de sair de casa, e fomos ao nosso parque de Double Bay para ler um pouco deitados ao sol, descansar do dia anterior, e aproveitar o máximo de calor que o dia nos ia dar.
Ficámos lá até ao limite, quando apareceu uma nuvem a tapar a nossa única fonte de calor. Aí decidimos arrumar as coisas e dar um passeio pelo nosso estimado subúrbio, a explorar ruas e recantos.
Com este tempo menos agradável, o prato forte do fim de semana foram os filmes. Estes foram; Lemony Snickets, Grease, James Bond - Casino Royale, só grandes clássicos!

Já agora, alguém quer enfiar o meu material de windsurf no correio expresso, para o próximo fim de semana de vendaval???

MUITOS PARABÉNS QUERIDOS AFILHADOS E MAIS RECENTE CASAL DOURADO! UM GRANDE BEIJINHO COM MUITAS SAUDADES!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Special Visit

Just to put it on record, Yesterday we had the pleasure of having Luis Penha Costa and a friend visiting us.
We decided to invite a couple of friends more and having dinner at home.
So, after getting the bike fixed, Pedro ran to the kitchen aiming to cook an amazing pasta! Along with we all drank a glass of wine and exchanged opinions about this new country we're living!
Luis is living in the Gold Cost finishing high School and surfing everyday of the week! I'm sure my good friend Ana, his sister, is dying of jealousy! hahahaIn brief, as a result of Pedro buying new games, we ate and spent the whole evening playing with Wii Sports!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crazy Weather

Looks like hell, but it's not... Today we woke up in the middle of a Dust Storm!
This blanket of red dust shrouded most part of New South Wales during the whole morning. It was the largest dust storms on record, shrouding the Opera House with a choking powder, snarling traffic and forcing airlines to divert flights.This phenomenon shifted tonnes of earth from some of the worst drought-affected areas and turned it all over the city!
When Pedro woke up this morning, everything smelled like dust so, instead of working out with Wii, he opened the curtains (with Visibility reduced to a few metres), fiddled with the camera, and took some shots of our balcony!

The city looked incredibly scary involved in red mist...
Later on I raised myself from bed to find that red dust had covered our floors, walls, sofas, sink, cutlery, plants, ... basically everything! After spending another few hours trying to make the house more habitable, I turned on the internet to see what this was all about!
Many people saw little birds falling dead out of the sky... the most drastic ones Thought it was Armageddon! Well... you hear everything nowadays!
I'll leave you some internet photos of Sydney, 23 September!
Nonetheless we are ok, with no health problems!
The dust started disappearing throughout the day, and wild winds took place. Despite the sunny day that now shows outside, there's no will of going outdoors!

domingo, 20 de setembro de 2009

Yin and Yang

"According to the philosophy, yin and yang are complementary opposites within a greater whole"
Esta foi o "tema" do nosso fim de semana. O bom e o mau tudo junto num só dia.

No sábado, decidimos ir comprar bicicletas, já que a Mariana tinha estado a ver umas lojas na sexta e estava entusiasmada com a ideia. Lá comprámos a nossas lindas bicicletas, a minha uma MERIDA, a da Mariana uma SCHWINN com direito a banco de silicone e suporte para o cesto das compras, e fomos a pedalar para Tamarama, mais rápido que os carros, ver se apanhávamos umas ondas.Fomos a casa do Francisco para nos vestirmos e apanharmos as pranchas, e saímos porta fora para Tamarama. à saída da porta de casa dele, olhamos para o mar, que nos pareceu muito pouco apelativo, e decidimos ir antes para Bondi.
(Como devem calcular não é por opção própria que temos os capacetes, mas sim porque é obrigatório hahaha)

Depois de fazermos os 700m a pé, a raspar as palmas dos pés, enfiar vidros calcanhar a dentro, chegamos à praia, e depará-mo-nos com o mar mais miserável que já vimos nesta terra. Não se via uma pessoa que fosse a fazer uma onda com mais de 5 segundos. Depois de muito ponderar, desistimos de entrar lá. Voltamos os 700m descalços, a esturricar dentro dos fatos, em sofrimento, despimos os fatos, e fomos a Tamarama ter com o Francisco (que também não surfou) e ficamos por lá a almoçar, dormir, e ler.

Nessa mesma noite, combinamos com o Francsico, o Diogo, e uns amigos deles. O jantar foi animadissimo, com muita tequila e conversa. Depois iamos para uma festa em Oxford Street, quando o casal que jantou connosco começou com um "desentendimento" que se foi agravando a cada metro que passava. Perante este cenário, nós achámos que o melhor que tínhamos a fazer era fugir para casa para longe desta confusão toda!
No domingo, eu tinha a minha primeira regata aqui em Sydney. O combinado tinha sido as 10 da manhã, na Spit Bridge, em Mosman. Ou assim achei eu. Quando lá cheguei, a tempo e horas, disseram-me que eles tinham saída de lá há 1h30, para meu enorme espanto. Consegui falar com o Andrew, o dono do barco, e lá combinamos um sitio para me apanharem, já que havia um outro que tambem ia para o barco. Vim a descobrir, ao fim do dia, que o barco estava atracado em Elisabeth Bay, 20 min a pé de nossa casa!!
Para fazer esta viagem toda, sai de casa as 9h, com autocarros que não passavam a ponte por causa da maratona, e apanharam-nos as 11h20, após 2h20 de andanças. um inferno portanto!

A regata em si até começou por correr bastante bem, até nos enganarmos no caminho e encalharmos, coisa que nos custou 3 min (4:30 em corrigido, para quem entenda o que isso quer dizer), e assim descemos do que podia ter sido um 1º ou 2º, para um triste 5º.
Para contrabalançar estas "desgraças", o barco é uma loucura, era o antigo Alfa Romeo (para quem não sabe, muito hi-tech e rápido com tudo), ou seja 80 pés (24m), com uma tripulação de 17, e num dia perfeito para andar a vela pela baia de Sydney.

Entretanto, a Mariana foi ter com uma amiga (espanhola) de uma amiga (espanhola), e com outro espanhol, acabados de chegar de Madrid, e andou a mostrar-lhe a cidade o dia inteiro. Pelo que percebi divertiram-se bastante e foi muito elogiada como guia!
Conseguiu ainda ir parar a meio do "Brazilian Festival" de Sydney onde se apresentavam MILHÕES de Brasileiros! Nós bem que dizemos... "eles andem aí"!
Acabamos o dia a andar de bicicleta para por uns documentos a traduzir. No caminho lá para Vaucluse, depois de vermos o pôr do sol mais espectacular sobre a cidade, consegui caír quase parado, e empenei a roda da frente, e tive de fazer o resto da viagem sem travão de frente, furioso por já ter feito estragos na bicicleta nova...
Enfim, um fim de semana muito atribulado!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Week XXI

After a whole morning of cooking, cleaning, washing and ironing, here I am to tell you some little things about this week!
(no way you're gonna see a picture of me doing this)

We still work out with Wii Fit Yoga every morning before going to work, or going to the library for some study, and I'm still thanking everybody for our beautiful wedding gifts (I don't think it will ever have an end thanks to you guys :) ). So, beside this, every week is a new week!

As Francisca had a marketing exam to do so she can finish her master degree, she was prompted to take a flight to Portugal, leaving us all sad and missing her. The weather didn't help too. It was grey and water trickling from the sky making us feeling even sadder... anyway! Good luck Fran!
The bad weather didn't last long though, and today it's sunny and a warm 3o degrees!

After many bureaucracies I finally enrolled for the combined degree: Master of Architecture/ Master of sustainable development in built environment. It isn't easy to get accepted, so I'm keeping my expectations low and continuing to study for my English Exam next month !

Also this week we decided to have a quiet and relaxed dinner in cosy little Japanese restaurant near Double Bay, but our plans backfired when we got in and almost had our eardrums pierced with some Australian female tone!
Their high pitched resounding voices had everybody eating with a hand on their ear. I know... It sounds like a nightmare... but it is not over!
10 minutes after they left, the cook breaks all the plates in the kitchen, and when we were almost finishing our great food (the dishes were really good) our neighbour broke a glass of wine on the table! At that point we all started laughing and the guy says "Keeping the noise level up!". hahaha
It was a memorable dinner...

At last but not least, I wrote my first Post in English! (noticed?!)
hope you didn't get bored and I sure hope you don't send me a mammoth amount of comments correcting me (For that I already have Pedro...)! Next time will be better!

domingo, 13 de setembro de 2009

Bye bye Winter

Em Portugal já está acabar o verão, festas de Bye Bye Summer, toda a gente a voltar ao trabalho (vé-se bem pelas estatísticas do nosso site!).

Por aqui, alguém anunciou que já era primavera, a partir de dia 1 de Setembro. Ao que parece, esta gente tem a mania de simplificar tudo: os feriados são sempre à segunda ou sexta, mesmo quando são no domingo, para abrir uma conta do banco basta um passaporte e um comprovativo de morada, para o passe basta pagar, e, finalmente, passar as estações para o primeiro dia do mês, não vá alguém esquecer-se que é sempre dia 21. Aparentemente, sentem-se no direito de desconsiderar as estações e fazer as proporias regras.
Surrealmente, parece que o tempo cede a estas simplificações, e este fim de semana estiveram temperaturas de 30 graus em ambos os dias.
E o que é que o casal Vozone faz depois de um grande pequeno almoço na varanda, quando está sol e 30 graus? Vai para a praia, pois claro.
Ainda fizemos uma tentativa de surfar no sábado, mas o mar não estava a ajudar muito, e acabei só por surfar eu durante 40 minutos enquanto a Mariana lia e dormia entre as brasileiras de Bondi. O resto desse dia, passamos em Tamarama, na companhia dos Frankies, do Anthony e da Jo, do Pablo e da Dina, e mais o Diogo e o Roberto. Entre convivos, conversa, sestas e mergulhos, passou-se um belo dia de praia.

(circular Quay by night)

(Harbour Bridge)

No fim, combinamos ir ter todos ao Opera House, porque iam passar o musical West Side Story numa tela gigante no exterior. Combinamos todos trazer vinho e queijo para passarmos o filme a comer e beber. Ao lá chegarmos, os seguranças avisaram-nos que não se podia beber bebidas alcoólicas que não fossem compradas no bar lá em baixo.

(Opera House)

Com todas as boas intenções do mundo, guardei a garrafa sem qualquer intenção de a abrir. Ao chegarmos ao pé dos nossos amigos, demorei cerca de 5min a perceber que ia ser o único das 5000 pessoas que lá estavam que tinham qualquer pretensão de obedecer a essa regra. A partir daí, venha o vinho!

(Cinema nas escadas da Opera House)

Foi um belo programa, que tenho QUASE a certeza que o meu sogro ia gostar muito.
Domingo, lá voltamos para Tamarama apanhar sol, ler, comer, dormir ,tomar banhos. e... ver golfinhos! A meio da tarde começamos a ver espuma ao pé dos surfistas, lá fora, e quando olhamos bem, reparamos que era um grupo enorme de golfinhos a passar ao pé de terra. Foi girissimo ve-los tão bem e tão de perto a saltar mesmo ao natural!
Com o calor que estava, ficámos na praia até o último raio desaparecer da areia, sempre entre amigos à conversa.

Agora, só para tecer uma comparação, imaginem que estão a 13 de Março...

PARABÉNS AO MAIS RECENTE CASAL MANUEL E MERGUI! COMO VIRAM ONTEM BEBEMOS Á VOSSA SAÚDE E COM MUITO GLAMOUR... ESTAMOS A FALAR DA OPERA HOUSE!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Happy covers

Muuuuuuuuuuuito Bom! hahaha



terça-feira, 8 de setembro de 2009

Customs House

Depois de uma pequena estadia do Pedro Jardim e da Leonor cá em casa, começou a primeira semana de estudo, acompanhada da Francisca que tem um exame em Portugal para fazer muito em breve.

Apresento-vos então a biblioteca do CBD.A Library chama-se Customs House, e é perfeita para estudar!
O edifício foi construído em 1885 mas estáàmuito bem preservado. O interior tem 3 pisos, e estes desenvolvem-se em volta de um poço de luz natural. Cada piso é compartimentado com salas de estudo, media, pesquisa, línguas, ... Os livros são infindáveis e abrangem todas as áreas... romance, cozinha, arte, saúde, viagens... As estantes de livros de viagens são infindáveis e de fazer inveja a qualquer Fnac!
Pode-se levar para casa até 20 itens por dia (livros, DVDs, revistas,...) e pode-se ficar com eles até 30 dias!

Logo na entrada, antes de chegar ao átrio, pisamos um monte de suásticas embutidas no chão. E agora vocês pensam "São loucos!!" mas não... isto tem história! Como o nome indica, Customs (alfândega) era o primeiro sitio onde os imigrantes entravam quando chegavam à Austrália, e as suásticas eram símbolo de boa sorte para os recém chegados!
O átrio tem o pavimento todo em vidro apoiado em vigas metálicas, com uma ENORME maqueta da cidade por baixo, visível de todos os pisos! Este piso (térreo) costuma ter todos os meses uma exposição nova e até agora têm sido todas sobre sustentabilidade... o que me dá imenso jeito e me anima o "after lunch"!

O melhor de tudo ainda é a localização, em Circular Quay, onde das janelas das salas de estudo se vê unicamente a ponte e a baía!