quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

0-week

Pois é... acho que o Pedro não quer falar dos últimos dias de regatas dele, mas eu posso fazer um resumo:No dia a seguir ao dia dos desastres tiveram um resultado bastante bom, ficando com mais de 12 (em 30) atrás deles, mas no dia seguinte (ou no outro) partiram o mastro mais pequeno logo na primeira volta, em 3 partes, o que fez com que tivessem de usar o mastro grande no último dia, o que foi.... não muito boa escolha devido ao badanal que se apresentava!Anyway, lá fomos à entrega de prémios (sim, ele arrastou-me para esse evento), onde me senti literalmente como peixe fora de água, porque não conhecia absolutamente ninguém, mas onde deu para ver o animado que é este evento para eles. Estávamos mais de 120 pessoas no clube e cada vez que alguém ia receber um prémio, o edifício de madeira quase que caía tal era a agitação! Lá discursavam umas tantas graças (com realmente muita graça), e saíam do pódio com os respectivos prémios, debaixo de uma multidão de aplausos! Pode ser que para o ano seja a vez do Pedro :)Quanto a mim, passei a semana a ir à faculdade. A primeira semana chama-se 0-week e é destinada a todos os novos alunos. Quando cheguei no primeiro dia nem queria acreditar... milhares e milhares de alunos (asiáticos) pelas ruas da faculdade, onde ofereciam desde panquecas para começar o dia, a berbecues à hora do almoço para as pessoas se começarem a integrar.
As ruas da faculdade enchem-se de barraquinhas de promotores a oferecer produtos como bilhetes de cinema, sumos, revistas/jornais, apetrechos para I-pods, lentes de contacto (?!), t-shirts, etc outras barraquinhas a fazer concursos para se ganhar carros híbridos, macs, computadores, I-pods, viagens,... TUDO é feito para o bem maior do estudante.

No meio destes promotores estão mais de 100 barracas a representar Clubs and Societies tais como: cheerleading, chocaholics, photography, sailing, bike club, film club, comedy club, for the love of type soc, aviation soc, Christians soc, amnesty international, Queer club, chinese soc, hindu soc, law soc, Sri Lankan soc, ... etc Bem, pensem num assunto e é garantido que está lá representado. São mais de 100 clubs ao societies registados!

In addition to all this, há cinema ao ar livre a decorrer ao fim da tarde, concertos durante todo o dia, relvados cheios de jogos e workshops sobre tudo e mais alguma coisa. Budgeting, how to make the perfect resumè and cover letter, how to survive exams, meditation, procrastination, how to manage stress, improving academic skills, essay writing, report writing, improve reading skills, .....Os freshies (caloiros) andam todos pela faculdade em grupos, vestidos com t-shirts oferecidas pela faculdade, mochilas oferecidas, cadernos, ... Neste país não se tortura quem entra na faculdade, mas sim dá-se presentes, fazem programas de cinema, concertos, oferecem barbies (bbq), ...porque estas pessoas vão possivelmente ser das mais importantes do país, e talvez do mundo também! Que tal Portugal aprender alguma coisa com isto?

No meio desta agitação toda ainda fui ao Welcome International, ao Official Pos-Graduate Welcome, e ainda ao FBE Welcome (faculty of Built Environment). Em todos eles o Dean , antes de apresentar as milhões de facilities da UNSW, tinha a preocupação que as pessoas interagissem umas com as outras, obrigando-nos a meter conversa com as pessoas do lado por 5mins. Depois das apresentações do curso, do que era esperado de nós, e do que será a nossa vida nos próximos anos, tínhamos sempre vinho e canapés, digo...sushi, à nossa espera.

A verdade é que tive muita sorte em fazer o curso de inglês já na faculdade, e assim quando cheguei a alguns destes welcomes já conhecia umas tantas pessoas que tinham feito o curso comigo...mas claro, aproveitei para conhecer outras tantas também! How cool is that?