quarta-feira, 8 de julho de 2009

Honeymoon

Primeiro que tudo pedimos desculpas aos "fãs" pela demora nos posts (hahaha), mas tivemos a entretidos com os preparativos da festa do nosso casamento e claro, com a fantástica lua-de-mel!

"Honeymoons by Westerners are sometimes celebrated somewhere exotic or otherwise considered special and romantic."... Bali é isto tudo e muito mais!
Uma vez chagados ao aeroporto do destino escolhido, de noite, como bom povo desconfiado que somos, achamos logo que alguma coisa ia acontecer! Gente desconhecida a pegar nas nossas malas, pagamentos incompreensíveis, tudo escuro, sujo, e nós ali... debaixo de 30 graus, no meio da confusão a pensar.. O QUE É QUE ESTAMOS AQUI A FAZER?!
Depois deste primeiro susto... começou a fase de adaptação, onde alugamos um carro para o PEDRO guiar (eu não me aventuro nestas coisas)e então aí... começou uma verdadeira aventura!
As estradas de Kuta são o melhor sitio para uma pessoa ter vários ataques de coração e também... aprender a guiar do lado oposto. Vê-se de tudo, desde crianças a brincar á beira da estrada, (aparentemente sem perceber que vêm carros a 50km/h na sua direcção), cães em constantes tentativas de suicídio (nunca se sabe se realmente se vão atirar para baixo do próximo carro/mota, a realidade é que são todos coxos), até centenas de motas a rasar absolutamente tudo o que têm á volta! Uma caldeirada de barraquinhas castanhas, comércio colorido, árvores exóticas e um povo extremamente sorridente, prestável e feliz!
Todos os dias íamos passear e visitar qualquer coisa para depois voltarmos para os oásis dos nossos resorts: "vilas" de quartos enormes, piscinas privadas e anexos flutuantes. Usando materiais tais como colmo para as coberturas, bamboo, madeira de coqueiro, lama e pedra, a arquitectura da ilha está em perfeita harmonia com o meio ambiente.

Junto ao mar, para além da costa ser giríssima, e ter picos óptimos para surfar, visitamos templos lindos ao por-do-sol, como é o caso de Tanah Lot, e Uluwato, em cima do mar, presentes ao deus do mar.


Vimos Rice Paddies por toda a parte, onde se começa a perceber que apesar das cidades serem caóticas, o povo é muito organizado.
Contemplamos o Vulcão Kintamani com a sua Danau (lago), existentes desde á 30mil anos atrás desde a erupção deste. Imperdiveis, com "dramatic views" incríveis, assim como os três lagos de Bedgul a norte da ilha. Estes lagos, dentro da área do vulcão Batur e na área de Bedgul são a principal fonte de abastecimento de água de grande parte do terreno agricola da ilha e por isso a casa da "deusa do lago". Aqui fomos várias vezes abençoados pelo povo local, e levados a comprar variadas ofertas para presentear a dita deusa.

Não podemos perder toda a zona de Ubud, centro da ilha, já floresta e mais fresco, onde todo o comercio artístico da ilha se passa. Danças, cestos, pratas, pinturas e esculturas a perder de vista. Ubud é o coração da ilha!
Aqui visitámos a monkey Forest, um santuário de macacos brutal e ainda assistimos a umas danças Balineses que contavam a historia de amores impossíveis com flirts e lutas entre anjos e diabos (claro que só percebemos a historia porque lemos no nosso ROUGH GUIDE) hahaha

Nos ultimos dias fugimos para uma ilha onde só se consegue ir de barco, Nusa Lembongan juntamente com Nusa Ceningan (unidas por uma pequena ponte de 80cms de largura).
Acordávamos ás 7.30, e levavam-nos de barco para um pico chamado shipwreck surfar (coral reef). O coral a metro e meio debaixo dos nossos pés forma uma onda limpa, comprida e com força constante ao longo de toda a parede. São ondas infindáveis e divertidas até com meio metrinho! Foi uma experiência extraordinária e viciante.
De seguida, também de barco, íamos fazer snorkeling. Deixavam-nos sobre um conjunto de corais cheios de cor e com variadíssimas espécies de peixes, onde nos iam buscar cerca de 1h depois. Para além de nos terem garantido de que não haviam tubarões, havia sempre uma pequena plataforma para onde podíamos subir e descansar.
A estas horas já a barriga começava a dar horas e almoçávamos sempre acompanhados de uns magníficos watermelon juice. Ao fim da tarde, depois de um mergulho pegávamos na scooter e ficávamos todo esse tempo ate ao jantar, que era por opção própria ás 6.30 (hahaha), a explorar e fotografar a ilha!

Escusado será dizer que acabámos completamente apaixonados pela ilha de 4X3km de largura e que nos custou imenso deixa-la...

Real facts:

1- A Indonesia é a maior comunidade muçulmana do mundo! tem cerca de 220 milhões de muçulmanos (88% da população).

2-
Quanto a Bali, 92% da ilha é hindu. O Hinduismo balinese é uma mistura entre hindu e budismo e acreditam fortemente que o mundo é dominado por bons e maus espíritos. O mundo está composto de forças opostas, negativo\positivo, puro\impuro, ordem\caos, deuses\demónios, e estas forças precisam ser compensadas de modo a ficarem equilibradas. O desejo de obterem esse equilíbrio e harmonia dita cada actividade espiritual.

3- Todas as vilas são orientadas para o vulcão e para o mar e têm três templos: um no topo da vila, dedicado aos fundadores da comunidade; o 2º no coração da vila, para as actividades espirituais do dia-a-dia; e por ultimo o 3º, que é o templo dos mortos e encontra-se no fim da vila.

4- Nunca se pode tocar na cabeça das crianças.

5- Eles nunca se zangam ou mostram raiva. Se alguém o fizer tem como resposta olhares de desprezo e nada mais (não! não foi "experiência própria" hahaha)


Back to Sydney!