segunda-feira, 13 de julho de 2009

Weekend

O tempo por cá não se encontra muito famoso... tanto chove, como ta um frio de morte, como de repente limpa e fica mais calor e sol, então decidimos ficar pela cidade este fim de semana.

Depois de "uns longos kms" a passear junto ao mar, entre Bondi beach e Tamarama, almoçámos pela primeira vez numa esplanada de praia, onde o Francisco afirma ter visto á uns fins de semana atrás a pink, de capacete de bicicleta, e a outros mais o Jorge (clooney) a beber um refresco hahaha.
Ficámos então a ver uns tantos surfistas a apanhar ondas e outros tantos desportistas a jogarem beach volleyball. Visto o Pedro ainda não ter prancha não praticámos o primeiro desporto, mas ficamos fascinados pelo segundo. Ainda havemos de aderir a este famoso jogo de bumbuns dourados!

Á noite fomos levados para uma festa de anos numa casa em Bondi (again). O aniversariante era um rapaz argentino de pai italiano e mãe japonesa! (muito internacional!).

A casa era impecável e estava cheia. Essencialmente ouvia-se falar espanhol, mas como já sabem, apesar de perceber espanhol, não consigo dizer duas palavras seguidas que não me saiam em italiano... ou seja, depois de ter diálogos em Espanhol (falavam eles)- Inglês (respondia eu), lá encontrei um verdadeiro italiano para confraternizar!


A comunidade estrangeira pareceu toda muito feliz com o facto de sermos recém-casados (apesar de não nos conhecerem nem nunca nos terem visto), e ouvimos até desabafos de algumas que diziam "quem me dera..." hahaha

(The beginning of the city)

No dia seguinte, como chovia de manha, decidimos ir ao museu de Sydney. Lá pagamos a entrada, o Pedro mais que eu claro (mantenho sempre o cartão IST de á três anos para garantir que sou estudante) e perdemo-nos durante duas horas neste moderno edifício construído sobre as ruínas da casa do primeiro governador da Austrália, o governador Philip (esta foi a primeira casa governamental do país).
"The Museum of Sydney explores colonial and contemporary Sydney through objects, pictures and new digital media techniques. Panoramic views of Sydney - from 1788 until today"

(construção da Sydney Harbour Bridge)

Acabámos a manha a ver a exposição do melhor e mais reconhecido arquitecto da Australia, Glenn Murcut. Premiado já várias vezes pelas suas obras, em 2002 recebeu o Pritzker Price da arquitectura.
Foi tudo o que não estávamos á espera! O arquitecto compara as sua obras com instrumentos musicais, em que o principal intuito é o de responder á luz, ás movimentações do ar, ás necessidades de conforto, etc e com a natureza como compositor, ele constrói os "instrumentos" realçando as qualidades do ambiente envolvente.

Os edifícios que num primeiro impacto aparentam ser uns barracões, mostram-se com refinados acabamentos em madeira e evoluídos sistemas de vãos que maximizam a eficiência energética da casa.

(isto vamos ser nós daqui a uns anos! hahaha)

Como o céu abriu completamente, decidimos dar um passeio por chinatown e fazer um jogging ao fim da tarde no paredão de Double Bay, ao longo da baía onde os barcos estão fundeados. Quanto a esta ultima faceta...devo dizer que fui OBRIGADA (pelo marido claro)a vestir calções e um top e sair á rua com 10ºC, para ir correr com ele! Acho que até me portei bem... apesar de ter esperneado bastante antes de sair! hahaha