terça-feira, 11 de agosto de 2009

Melbourne

Como o objectivo da viagem era fazer a great ocean road sobrou pouco tempo para visitar Melbourne.
A cidade é composta por edifícios de arquitectura contemporânea e vitoriana, que se estendem sobre uma malha ortogonal. Os edifícios são mesmo muito engraçados e acho me atrevo a dizer, os arquitectos aqui fazem absolutamente o que lhes apetece.
Melbourne para além de ter sido considerada uma das most livable city do mundo, tem também "the world's largest tram network".
Sendo a capital do desporto e da cultura deste continente, tudo se passa no centro: artes, comércio, turísmo, industria e desporto.
A cidade é totalmente plana e tem imensos percursos só para ciclistas! (tenho imensa pena que seja tão difícil andar de bike por Sydney, é tudo aos altos e baixos...)
Ficámos hospedados em St. Kilda, ao pé da praia, onde a Inês e a Madalena Pedreira têm uma casa.
A casa é muito gira! É pequenina, com casa de banho e cozinha acabados de remodelar, dois quartos, e MUITA luz, o que é óptimo!
Fomos muito bem recebidos pela Inês (a Madalena está em Portugal de momento), que ficam a saber, cozinha muito bem!Do pouco que fiz, destaco a volta de tram no "City Circle", que dá a volta ao centro da cidade, onde o maquinista (gravação) vai contado um pouco da história de tudo o que vamos passado, e claro... é grátis! A ideia é a pessoa ir fazendo hop on hop off do eléctrico, e visitar museus, prisões, praças, jardins, ou mesmo atirar-se para as compras!Como estava mau tempo e frio... limitei-me a andar o que pude, até ter de fugir para apanhar o avião de volta a Sydney, onde me esperava o maridão!

Um agradecimento especial ao Duarte, que tirou muitas destas fotografias. Aqui fica a minha preferida do artista na cidade das artes!