domingo, 30 de agosto de 2009

Exploring Watson's Bay

Ando com um certo azar com as ondas...
Durante a semana, a Mariana vai-me contando sobre as óptimas ondas que apanha, mas cada vez que chegamos ao fim de semana, a previsão é vento e mau mar. Este fim de semana, o vento era tanto que surfar nem foi equacionado. Quero o meu material de windsurf!!!Mas sendo nós um casal que não gosta de ficar parado, hoje decidimos continuar a exploração das nossas redondezas, e fazer a caminhada de Vaucluse até a South Head.
Fomos de casa até ao fim da caminhada anterior, e seguimos a pé pelo meio dos bairros de milionários que existem por ali.Todas as casas são fantásticas, com brutos carros lá dentro, e umas com arquitectura brutal (a Mariana será melhor a falar sobre esta vertente). A andar por estes bairros, conseguimos entrar numa praia quase privada, onde ficamos a ler a apanhar sol de fato de banho durante 3 horas (relembrando-vos que estamos no inverno!!) .

Pormenor: Encontrámos uma placa na entrada da praia que dizia "shark net is to be removed from June to September"

A praia era rodeada por casas, a maior parte delas com pequenos barracões a dar para o mar, onde de certeza têm os barcos guardados. Todas as baias têm os barcos fundeados a frente. Imagino o José Vozone feliz da vida com uma casa ali, com o Metralha fundeado a 100m de casa. Vejo-o a remar no seu tender até ao barco a gozar a sua reforma em grande!Depois de almoçarmos, continuamos a nossa caminhada, atravessando um Watsnon's Bay cheio de gente, restaurantes e parques, e de volta a trilhos mais isolados a passar por praias. Uma delas era uma das únicas praias de nudistas em Sydney. Foi um pouco inesperado ver uma praia de nudistas no meio de um trilho cheio de gente, perfeitamente á vista de todos, não parecia ser lá muito privada.
Mais a frente, chegamos a South Head, que é um dos "pontões" naturais da baía de Sidney. A vista de lá e brutal, vendo-se mar aberto para leste, o CBD e a ponte para para leste, e Manly para norte.Para além do farol, Whatsons Bay é conhecido também por ser o local ideal para cometer suicídios. Já tinhamos lido isto num livro, mas só quando chegámos lá percebmos o porquê: não existe qualqer protecção para a queda na falésia.

Este lugar chegou a ter uns canhões instalados para defender a baia de invasores. Ao que parece, chegou a ser invadida por três submarinos japoneses, mas sem grandes consequências. Em vários museus e pontos históricos, falam de fortificações construídas na ocasião de várias guerras, mas escapa-me que invasores viriam tentar conquistar este país.