domingo, 6 de novembro de 2011

Sydney Architecture Festival 2011

Na semana passada acabou o que foram 2 semanas consecutivas de exposições, eventos e palestras que se deram pela cidade de Sydney. Infelizmente não me foi possível assistir a nada porque tudo se passava durante o dia, quando não tenho ninguém para ficar com o D. Mas no ultimo dia do festival consegui passar o dia todo a passear pela cidade e ver as instalações que andavam distribuídas ao longo da George street.
As instalações chamam-se 'STREET WORKS' (big thinking, little interventions) e são uma série de instalações temporárias que pretendem usar espaços -mortos da cidade e  transforma-los em espaços vibrantes cheios de actividades. 
 (maqueta da cidade na Vostums House. Os pontos azuis é onde se encontram as instalações)

A primeira - SYDNEY! THERES SOMETHING IVE BEEN MEANING TO TELL YOU - encontrava-se logo na Costums house, e chamava-se 'vamos lavar a roupa suja'. O conceito estava muito engraçado. Dentro de uma máquina de lavar estavam vários panos velhos. A ideia era tirar um desses panos, escrever o nosso mais 'deep dirty secret' e mais tarde alguém pendurava todos esses panos num estendal gigante! Isto porque mais tarde ou mais cedo... TODOS TEMOS DE LAVAR A NOSSA 'ROUPA SUJA' haha

(A máquina de lavar a roupa)
 
(A roupa suja com todos os dirty-secrests)

A segunda instalação - GREEN IS GOLD - era mais virada para a reutilização de lixo. Visto os Australianos (tal como os americanos) serem adeptos dos capuccinos take-away, todos os dias os caixotes de lixo da cidade enchem-se desses copos de papel (e tampa de plástico). A ideia é então que cada pessoa que acabe de beber o seu café, que plante uma planta no copo, transformando-o assim em vaso. Depois é só colocar o vaso nas estruturas metálicas e pronto, a cidade fica cheia de espaços verdes!
A terceira instalação - WALK THE LINE - leva-nos de volta à nossa infância. São uma série de jogos pintados no chão para as pessoas se entreterem (duvido que tenha havido muita gente a jogar a isto), mas o conceito (mais uma vez) era engraçado.
(jogo da macaca?)

A p´roxima instalação - BEERLINE FROM BARLEY TO THE BOTTLE - encheu a cidade com um corredor verde. Ontem foi o dia em que deram todas estas plantas de graça, a quem as quizesse tratar e levar (amigos nossos foram lá buscar algumas).
(o corredor verde)

Por ultimo, adorava ter encontrado uma instalação que tinha como projecto a reutilização de livros, mas não encontrei. O projecto estava na costums house, onde estavam expostas todas as propostas, até as que não venceram, e consistia em criar uma biblioteca ao ar livre, utilizando todos os çovros que as pessoas tinham em casa e já não queriam.
Pode ser que para o ano que vem consiga participar mais neste festival.