segunda-feira, 29 de outubro de 2012

2nd place!

A época de 18 footer já vai na 3a semana, e esta época há alguma novidades. Temos um patrocinador novo (já desde o JJ Giltinan de Fevereiro), o que significou 3 velas novas. Herdamos ainda dois mastros de duas velas grandes só com um ano, que e uma grande diferença do equipamento do ano passado!
Assim sendo, e com a mesma tripulação do ano passado, era altura de dizer "no excuse to lose"...

Mas não tem sido bem assim. Com pressas de afinar mastros que so deram para montar no dia da primeira regata, e mais uns azares pelo caminho, foi so este fim de semana que tivemos o nosso momento ao sol.
Com o Nuno Leite a substituir o meu proa James e a estrear-se na classe, foi um barco a falar muito português (coitado do Sam).
(Nuno "Late" em grande forma!)
Com vento fraco e variável, e ainda com a "sorte" de ter um handicap mau devido as recentes más regatas, na regata de domingo tínhamos o percurso mais curto, com 4 voltas as bóias mais perto, enquanto todos os outros eram obrigados a ir pelo menos uma vez as mais do meio, ou mesmo as mais distantes.
Após uma largada péssima, fomos conseguindo apanhar boas refregas e manter-mo-nos com vento limpo, e assim fomos subindo pela classificação. Na ultima volta, la estávamos a rondar para a ultima popa em segundo, e com o 3o relativamente perto. No fim, conseguimos manter a posição (só por 2s!) e alcançamos o nosso primeiro pódio!
Soube muito bem a classificação e levanta-nos logo a moral, mas temos a consciência que só e possivel por termos um handicap mau. Agora para a semana temos menos 2 minutos no handicap. Vamos la ver como corre!