quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Politics

No dia 21 de Agosto, houveram eleições parlamentares na Austrália. Na altura, o resultado foi um empate, sem que nenhum dos dois principais partidos conseguisse maioria, situação que chamam "hung parlaiment".
Isto do ponto de vista de um português é pão nosso de cada dia, sendo mais as vezes que o governo tem de formar coligações com outros partidos do que conseguirem maioria absoluta.
Por cá, além de isto ser muito mais raro, tem outras consequências. Tal como o Kevin Rudd foi substituído por eleições dentro do partido, o partido que tiver maioria no parlamento elege o seu líder para primeiro ministro, e assim é necessário formar as coligações com os candidatos independentes e os verdes para conseguir esta maioria.
Desde 21 de Agosto até agora houveram negociações de um lado para o outro, e no fim das contas todas, ontem foi o Labour party da Julia Gillard que conseguiu reter o poder na Austrália com 76 contra 74 dos Liberals de Tony Abbot.
Segundo a campanha, o que vai acontecer agora é que vai ser lançado um grande investimento para dar banda larga a 93% do país, as empresas de minério vão levar com um imposto por "super-lucros", e em 2013 vai começar a ser negociado as emissões de dióxido de carbono.
Segundo as cabeças lá do escritório, é óptima noticia os Greens estarem no balanço do poder, e assim podem implementar mais medidas que melhorem o negócio das renováveis.
A ver vamos!