segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Portugueses

Este fim de semana foi um fim de semana muito português! Não que tenhamos comido bacalhau à braz e arroz doce, nem que tenhamos dançado o vira ou tenhamos mesmo cantado o fado, mas a explicação vem mais à frente.

No sábado encontramo-nos com o casal Cardim Leitão e como não estava nada bom tempo fomos só dar uma volta por Paddington e ao fim da tarde viemos cá para casa fazer scones e ver o Ice Age 3 (LOL). 
O domingo já amanheceu cheio de sol apesar do vendaval terrível. Sendo assim em vez de irmos surfar, preparamo-nos e fomos dar uma corrida para Bondi Beach. Lá encontramos amigos chilenos e espanhóis com quem ficamos a conversa até há hora do almoço. A partir daí, tudo começou.

Há hora do almoço fomos então para Bronte ter com Jardins e Leitões que lá estavam com uns amigos. Fizemos um barbecue e quando estávamos sentados na areia à conversa, aparece um rapaz que nos ouviu a falar a perguntar se éramos portugueses. O dito rapaz estava com 2 amigos (também eles portugueses)  a festejar os anos de uma rapariga, Portuguesa! Viviam todos aqui por Sydney e todos estudavam. Depois veio a parte mais engraçada. Com falta de boa comida tradicional portuguesa, estes amigos juntaram-se e decidiram pôr-se a cozinhar receitas dadas pelos pais e avós ( pasteis de bacalhau, rissóis de camarão, croquetes, doce da avó e pasteis de natas entre muitos outros pratos) para venderem em mercados ao fim-de-semana. Sendo assim os miúdos (sim, eles não deviam ter mais de 23 anos) lá nos disseram onde iam estar no próximo fim de semana para irmos almoçar um verdadeiro prato português.


Acabadas as saudações há aniversariante eu e o Pedro fomos ter com duas amigas espanholas a o Gusto, bondi beach, já quase de noite, para o capuccino do dia. Sentamo-nos na esplanada cá fora e ali ficamos nas mesas corridas, onde só estava mais um grupo de estrangeiros, em amena conversa. Quando começaram a fechar o café e nos levantamos para ir para casa, eu digo qualquer coisa em português e lá vejo um rapaz do grupo ao lado a perguntar: são portugueses? Quando olhei soltei logo um "Francisco?" haha sim, chamava-se Francisco, e Não, nós não nos conhecíamos. O que aconteceu foi que há vários meses atrás recebi um convite facebook de um "amigo de amigo" a perguntar como era a vida pela Austrália porque vinha para cá fazer Erasmus. Eu, como tão boa memória tenho, lembrei-me logo da cara dele e ficamos ali mais um bocado....

Em 1 ano e 4 meses nunca encontramos Portugueses na rua. No domingo, parecíamos uma verdadeira comunidade! E agora... resta-nos esperar pelos pasteis de bacalhau no próximo fim de semana!