sábado, 6 de junho de 2009

Meet Iain Murray

Na semana passada, após ter telefonado para combinar, fui ter com o Iain Murray, com a perspectiva de começar a andar a vela aqui em Sydney. Para os que não sabem, aqui vai uma pequena introdução do senhor: Andou de Skiff 18, classe onde ganhou fama vencendo 6 campeonatos do mundo consecutivos. Com essa fama, seguiu para fazer parte da tripulação da America´s Cup que ganhou ao Dennis Connor em ´83. Em ´87, foi skipper da defesa do America´s Cup, a qual perdeu para o mesmo Dennis Connor. Pelo meio, conseguiu ainda ganhar um campeonato do Mundo de Etchells, e depois participar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Para mais, é Skipper do Wild Oats XI, um maxi, com o qual ele ganhou os ultimos 3 Sydney-Hobart. Um mito, portanto.
Os Volvo 60´
Quando cheguei a Pyrmont Bay, ele estava lá com dois Volvo 60´ e um America´s Cup. Com estes barcos tinha uma empresa de charters que, devido à crise, estava a vender. Apresentou-se como uma pessoa muito acessivel, mais que desposta a ajudar, apesar de estar a sofrer profissionalmente devido a paragem de 2 anos para perseguir sonhos olimpicos. Infelizmente, pela conversa, não vou ser tripulante do Wild Oats na proxima Sydney-Hobart. Damn!
Barco da America´s Cup de '92, Spirit of Australia
Após este agradável encontro, decidi ir a pé até ao centro da cidade, plano que foi interrompido com a descoberta do Australian Maritime Museum, que, sendo de borla, era uma oportunidade que não podia perder. Neste museu, falava-se de tudo desde os primeiros barcos que os asiáticos usaram para chegar a Austrália, à descoberta do continente por Luís Vas de Torres, a colonização conturbada por holandeses e ingleses, e finalmente, os barcos de imigrantes.
Barcos de Imigrantes dos anos 60'
Para finalizar, estava na doca uma réplica do barco que Captain James Cook usou para iniciar a colonização de Sydney Habour.
Réplica do Barco do James Cook
Para acabar o dia, fui correr até Rose Bay, onde descobri o Woolahra Sailing Club, um clube com cerca de 15 49ers!!