segunda-feira, 8 de junho de 2009

Welcome to the Jungle

Esta semana que passou fui requisitado para fazer um site visit com um da Macquarie, o Nick. Esta nova aventura tinha como objectivo analisarmos hipotéticos parques eólicos em duas zonas para os lados de Brisbane.

Segundo o Nick, Queensland (cuja capital e Brisbane), e onde moram todos os pacóvios do pais, sempre a acelerar nos seus Utes (Utilitarian Cars) todos kitadões, e a serem genericamente bimbos.

A cidade de Brisbane pareceu-me bem organizada, com um CBD cheio de movimento. Tanto que até da a impressão que ninguém trabalha.

Na quarta-feira, fomos fazer a visita a um dos sites. Estava mau tempo, e as estradas enlameadas, mas divirta-mo-nos a andar por estas estradas no nosso jipe. Fomos analisando vários sítios possíveis de por aerogeradores, e a tentar falar com os donos dos terrenos. Após varias tentativas falhadas, conseguimos falar com 3. Uma disse que o marido e que tratava disso, e as restantes duas ressoaram com rotundos "No Wind Farms here!!". Ficamos um pouco perplexos com a reacção negativa, e ainda mais quando passamos por uma quinta com esta placa:

Decidimos entrar para tentar perceber a razão de tanta animosidade. O dono do terreno excedeu qualquer expectativa. Tipicamente, quem mora aqui são gente muito humilde, sem grandes qualificações e muitas vezes de vistas limitadas. Diante nos, no entanto, apresentava-se um activista "reformado". O Senhor era formado em Permacultura (Agricultura Sustentável), e tinha muitas reservas relativamente a construção de parques eólicos em qualquer sitio, a qualquer preço, com o único intuito de fazer dinheiro. Segundo a visão dele, andava-se a gastar demasiado dinheiro em energia eólica, e dinheiro a menos em reflorestação, que na sua opinião e a verdadeira causa do aquecimento global, e caos climático que actualmente temos. Contou-nos que ja tinham tentado fazer um parque eólico ali, com turbinas a 500m das casas dos donos dos terrenos. Ele, como activista, tinha inaugurado um "No Wind Farm Group" para a zona e tinha estado a combater essa possibilidade. Seria, portanto, um opositor formidável caso a nossa empresa decidisse avançar neste local. Tivemos cerca de uma hora a falar com o senhor, que nos revelava muitos dos seus pensamentos em historias sempre fascinantes. Foi um momento verdadeiramente interessante!
No fim do dia, fomos mais para o interior, para outro potencial local. Este era uma enorme montanha situada no meio de uma planície de perder a vista. Ficamos num simpático Bed&Breakfast, com todos os luxos.

Na manha seguinte, avançamos para a Montanha, que de aspecto lembrava a serra de Sintra, ou os Alpes Suíços. Apesar do sol na base, la em cima estava nevoeiro e chuva miúda. A estrada era contorcida, e as curvas tinham nomes, como "Devil's Elbow".

No cimo, onde não haviam árvores, estavam clareiras cobertas por relva verde, e habitada por wallabies, que são cangurus mais pequenos.

Após algumas tentativas de encontrar acesso aos terrenos que nos interessavam, decidimos avançar a pé, para vermos o terreno. Tivemos cerca de 1h num "nature walk", a seguir os postes de electricidade, rodeados apenas de arvores, da montanha, e de pássaros, tudo com umas vistas impressionantes!

Com o apetite bem aberto por esta caminhada, fomos almoçar antes de atacar o lado leste da montanha. Nesse lado, as estradas eram de terra e estavam bem enlameadas, portanto tivemos divertidos a fazer cross de um lado para o outro. Seguimos por uma estrada que estava marcada no mapa, mas que quase não existia no terreno. Viam-se apenas duas trilhas de pneus ja com alguns meses, a avancar no meio do mato. Tivemos 45 min por este caminho, completamente no meio do nada, a explorar os montes que aqui nos encontravam.

A nossa exploracao parou apenas quando nos deparamos com um riacho demasiado profundo para atravessarmos. Optamos por tentar encontrar um caminho alternativo que nao fosse ter como fim eu enfiado na lama a tentar empurrar o jipe. Por sorte, apareceu o dono do terreno e guiou-nos ate a saida da sua quinta. Tivemos a falar com ele e mostrou-se bastante simpatico, e revelou-nos ainda que ja tinham havido pessoas a tentar por um parque ali, mas tinha optado por outro sitio. Tanta aventura e afinal nem somos pioneiros!!