domingo, 18 de outubro de 2009

I'm on a boat!

Esta semana fiz uma coisa que vos pode ser impensável... fui andar à vela.

Mas vá, não sou louco e não foi uma regata oceanica num barco gigante, foi uma coisa... mais... bem, calma não era...
Bom, para começar do principio, no domingo a seguir ao naufrágio, nós fomos passear lá abaixo ao parque de Double bay, e deparámo-nos com uma regata de skiff 18 na baia. Ficámos pelo parque a apanhar um sol, e entretanto eles voltaram para terra. Eu decidi tentar a minha sorte e abordei um que me pareceu simpático, e perguntei se ele sabia de alguem que precisava de um tripulante. Segundo ele, havia um deles que andava à procura de algúem com experiência. Eu dei-lhe os meus contactos, a pensar que talvez no proximo mês conseguisse ter resposta de alguêm. Na quarta dessa semana, telefona-me o James a perguntar se eu queria ir dar uma volta na sexta à tarde.
Chegado ao dia, lá estava eu às 12h no parque à espera que eles chegassem. Passam 10 min, 15 min, e nada. Telefoneu so para saber e disseram-me que eram só as 17h... deve ter sido da vontade de ir andar.
Às 5 da tarde, lá aparelhamos o barco e fomos dar uma volta pela baia. O vento andava por todos os lados, até para os padrões de Sydney bay, e conseguimos virar o barco e rasgar o spi. Isto tudo em 15 minutos. Mas eles disseram que a culpa não foi minha. Juro!!
Em terra, enquanto desmontavamos o barco, eles foram-me contando como funciona o circuito de Skiff 18.
Então é assim: O barco não é deles, aliás, nenhuma das equipas é dona do barco, nem têm de arranjar patrocinios, nem comprar o equipamento do barco. A classe 18 Foot Skiff Association é dona dos 22 barcos, obviamente uns mais velhos que os outros. Todos os anos renova as capações ds barcos, e os melhores são atribuidos às melhores tripulações, sendo que normalmente os top 4 têm barcos idênticos. As tripulações propõem-se a fazer a época, a classe entrega-lhes o barco. Tudo que as tripulações têm de fazer é guardar o barco em casa, mantêr o barco, e fazer todas as regatas da época, que são todos os domingos desde 15 de Outubro até 21 de Fevereiro. Segundo a minha tripulação, o custo por época ronda por volta dos $500 por tripulação. Uma pechincha para se andar à vela!

E porque esta trabalheira toda, perguntam vocês. Porque que carga de água haviam pessoas de se chatearam para fazer regatas para uns pobres coitados? Pondo de uma maneira mais prática, onde está o dinheiro? Pois bem, eles têm um ferrie alugado para que toda a gente possa ver as regatas. E apostar nos resultados. Sendo esta gente louca por apostas, isto é mais um pretexto para se embebedarem e gastarem pilhas de dinheiro a apostar quem ganha cada regata, ficando a casa sempre com uma boa fatia do bolo.

Moralmente, talvez possa ser um pouco repreensível, mas pelo menos assim eu posso fazer uma época de Skiff 18 sem estourar todas as minhas economia. Genial.