terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

JJ Giltinans - Campeonato do Mundo de Skiff 18

Todos os anos a esta altura dá-se o JJ Giltinan, o campeonato do Mundo de Skiff 18. Obviamente, isto acaba por ter algumas parecenças com os World Series de Futebol Americano, ou seja, são quase só australianos, mas ainda assim é um evento de grande escala, com 8 dias de regatas, uma regata por dia.
Visto o nosso "track record" até agora, as expectativas não são muito altas, mas estamos a dar o nosso melhor!.
O primeiro dia de regatas foi na 6a passada, com a Invitation race. O vento esteve ao nível da baía de Sydney: saltos de vento de 180 graus, refregas de 17 nós e buracos de 0, uma animação portanto. Quanto a mim, o ponto alto do dia foi quando nós estávamos os 3 no trapézio, de spi em cima e havia outro barco a em nossa direcção, num rumo exactamente oposto, também com o spi em cima! Obviamente, entramos os dois no encontro dos ventos e parámos antes de haver um desastre. Visto ter sido uma regata não-oficial, a metade da frota que ficou para trás decidiu espontaneamente desistir e seguir para terra na penúltima volta.
No sábado tive possivelmente dos dias mais chatos dentro de um barco, com vento entre os 0 e os 4 nós. Ao fim de 3 horas, acabou o tempo limite e mais de metade da frota não acabou. Nós incluídos, como só podia ser!
Domingo entrou um pouco mais vento, num crescendo ao longo da regata sendo que acabámos no limite máximo do mastro que tínhamos em cima. Estivemos bastante rápidos nas bolinas, para ver todos a passar por nós às popas. Já na ultima volta, alguns barcos começaram a virar, e nós fomos aguentando (o barco...) ... até... á ultima boia em que uma refrega maléfica nos veio mandar nadar. O resultado foi acabar em penúltimo (vá lá houve um outro que tambem se conseguiu virar com a mesma refrega maléfica).

A coisa não está a correr muito bem...Hoje não posso dizer que tenha corrido muito mau: Estivemos em terra a espera que o vento baixasse dos 30 nós, vento a partir do qual a comissão de regatas considerava que estavam reunidas condições para fazermos uma regata. Lá nos atiramos para o mar para o que desse e viesse. Nem é preciso dizer que mandámos vários malhos, a grande parte dos quais eu me desenganchava mal a pintura começava a ficar borrada e abandonava o barco para evitar estragos maiores, tudo porque na primeira afocinhadela levei com alguma coisa na testa que deixou alguns estragos.
(Não estavam condições muito meigas...)

O final da historia foi que não houve regata. Os senhores que ganharam o JJ anterior, mais uns tantos outros mais experientes partiram mastros (5 no total), isto sem se quer fazer uma largada. Lá nos fizemos a terra, milagrosamente sem estragar nada do barco...
(Os Zombies atacarm os Skiffs!!)

Para os que quiserem seguir as regatas, ou ver só uns filmes das regatas, podem ir ao site e deliciarem-se!