quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arquitectura

Isto não anda nada fácil... peço desculpa a família e amigos por esperarem tanto tempo pelos novos posts, mas a realidade é que as 3 horas por semana que não estou a estudar e fazer trabalhos, estou com o Pedro a ir para jantares de amigos e ver alguma coisa que não sejam estas paredes da casa (mudança de casa é só para a semana!!!).

Sendo assim no sábado tivemos jantar em casa da Celine e do Tym, com o grupo de sempre de suíços, franceses, ilhas Reunião e Australianos. Desta vez o tema era comida internacional e ficamos encarregues cada um de fazer um prato típico nacional. Como não queríamos recorrer ao bacalhau fizemos (o Pedro fez) um arroz de pato divinal!! (viva a bimby e a paciência do marido!). Tivemos entradas variadas, pratos picantes e doces, homemade bread suíço e sobremesas australianas!

Com o frio que se instalou por cá (18ºC) aproveitamos para combinar a nossa ida à neve la para fins de Agosto. Neve na Austrália... estamos desejosos para conhecer as ditas estâncias!!

O Pedro ainda conseguiu ir jogar football no domingo de manha, contra uma equipa de refugiados e uns franceses, já que a equipa de portugueses quase não apareceu. Visto ser ano de mundial, arranjaram-se 8 equipas de 8 países diferentes, e é suposto passarem o próximo domingo inteiro em campeonato. Será qee a equipa de portugueses ganha?!

E agora finalmente vou ao titulo do blog... Arquitectura.

Num destes trabalhos de faculdade, foi-nos pedidos que fizéssemos uma post occupancy evaluation de um edifício á escolha. Como fiquei com umas raparigas australianas em que uma delas trabalhava no edifício da Macquarie Bank, decidimos fazer sobre esse edifício.

Agora a parte interessante... o edifício acabou de ser construído, e só esta a ser usado há alguns meses... check this out!
Este edifício não tem pilares! É todo suportado por esta estructura envolvente! Para além disso, ainda é o edifício mais sustainable que existe no mercado Australiano (e não só)!



O objectivo de não ter colunas é haver mais interacção entre pessoas, equipas e áreas. As pessoas não têm exactamente um sitio fixo, têm um portátil e todos os dias, ou semanas sentam-se em pisos diferentes e áreas diferentes. Desta maneiras as equipas formam-se e desmontam-se rapidamente sem custos de mudança de mobiliário (por mais incrível que pareça as empresas gastam milhares com estes custos).É recomendado também ao staff andarem por todo o edifício, onde há restaurante, café, ginásio (tudo para eles) a qualquer hora do dia.


A imagem em cima mostra a Meeting tree. É um poço de luz no meio dos dois edifícios que tem uns pequenos cubos que servem de sala de reunião. há dois por pisos e como estão desencontrados fazem parecer a uma árvore.



O edifício é mesmo incrível e te um ambiente óptimo! Sem duvida devia-se começar a fazer mais edifícios que utilizem estes conceitos por mais partes do mundo!