Mostrar mensagens com a etiqueta Jantares. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jantares. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Are you In for Dinner?"


Este fim-de-semana fomos convidados para nos juntarmos a um jantar que foi organizado por um grupo de Portugueses recém chegados ás Australias. O grupo não podia ser melhor, todos muito felizes, com boas energias, com trabalhos bons e mais importante que tudo, a aproveitarem a experiência ao máximo!

Cada um teve de levar qualquer coisa para beber e qualquer coisa para beber. Havia queijos, saladas, entradas, quiches, tortilhas, salsichas (para os homens que ficaram com fome), bolos e até arroz doce!

Nós aproveitamos muito bem a noite, e conseguimos conhecer bastantes pessoas que ainda não conheciamos e nos surpreenderam pela positiva. Não faziamos ideia de que estavam cá tantos portugueses da nossa idade!

Houve ainda o bonus do D ter companhia da idade dele para brincar.

Queremos mais, obrigada a todos e sejam muito bem vindos!

domingo, 29 de abril de 2012

Just one more week

Esta semana foi muito intensa de trabalho e programas, então fica aqui um sumário:

Trabalho: Não me lembro se já referi antes, mas desde que voltei da China que ando intensamente em busca de trabalho na área da arquitectura e na área de sustentabilidade. Com isto, passo pelo menos 3 horas por dia a ver anúncios de trabalho, a enviar candidaturas expontâneas e a fazer telefonemas. Apesar de ainda não ter nada de especifico, continuo optimista, afinal de contas, ninguém pode ficar sem emprego para sempre certo?! 
Mas eu disse que foi uma semana intensa de trabalho, e não 'busca de trabalho' portanto vamos lá seguir para a explicação. Desde Novembro. que trabalho para os Emergency Architects Australia. Uma organização do género 'médicos sem fronteira' mas par arquitectos. A organização ajuda vários países em vias de desenvolvimento na Asia-Pacific Region, ou seja, toda a zona a Norte da Australia. Por coincidência, quando lhes escrevi uma carta a perguntar se precisavam de voluntários para projectos que não envolvessem ter de me deslocar nesta altura da minha vida, disseram que uma arquitecta portuguesa era tudo o que eles queriam visto estarem a começar vários projectos em Timor-Lese. E assim tem sido. Todas as semanas dispenso algumas horas a fazer projectos gráficos, detalhes de construção, research e traduções no âmbito de melhorar a condição de vida da população de Maliana, Timor Leste. E esta semana foi especialmente trabalhosa!

Babysitting: Este é outro tipo de trabalho claro, este já é remunerado, mas sendo apenas 1 dia por semana, faz-se muito bem, e o D adora. O que se passa é que algumas da minhas amigas do 'mothers group' já recomeçaram a trabalhar, e com isto, de vez em quando fico com uma rapariga, filha de uma delas, durante um dia inteiro. Ela tem só mais 4 dias que o D, e como passam a vida juntos adoram-se! Nestes dias confesso que como brincam tanto juntos, eu tenho mais tempo para dar uma olhadela em anuncios de emprego!

Hobbies: Como quarta-feira foi feriado, tivemos a oportunidade de ir surfar e passar um optimo dia (post anterior). Pois no sábado, tentamos fazer o mesmo. Passamos o dia na praia, apesar do frio já estar a chegar, e já não ser possivel ficar de fato-de-banho. Levamos os livros, o D andou a estafar-se pela areia, e eu e o Pedro revezamo-nos para entrar dentro de água. Eu de surf não fiz muito, mas andei nas remadelas de um lado para o outro, o que também soube bem. O Pedro apanhou umas boas ondas, como se pode ver em baixo.


Jantares: Também só esta semana tivemos 3 jantares e 1 brekkie. Infelizmente com o acostumados que estamos a viver cá (depois de amanha faz 3 anos que cá estamos!!!) raramente nos lembramos de levar a máquina fotográfica connosco. Mas agora com o iphone não há desculpa, e lá consegui por todos em ordem para a fotografia-recuerdo! haha

Happy birthday Pedro Carrilho!
(Eu, Ana, Pedro, Duarte, Pedro, Mariana, Sofia e Pedro -leram bem, todos os homens são Pedro excepto o meu D)


Sandra & Arnes Farewell Drinks at Kings Cross Hotel!
E assim se passou mais uma semana na terra dos Kangaroos!!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Dinner at James'

Os Australianos não podiam ser mais simpáticos. Já estamos cá há mais de 2 anos e meio e ainda nos surpreendemos várias vezes com as atitudes deles. Esta semana por exemplo...

Esta semana recebemos um e-mail de uns amigos do John e da Isabel (que já estão em Portugal há uns meses), com quem apenas tivemos duas vezes na vida, a convidar-nos para um jantar em casa deles com o intuito de 'catch up'. Quer dizer... aqui toda a gente vai viver com amigos a partir dos 18 anos, mas como os pais estavam fora, apeteceu-lhes convidar-nos para um por-do-sol e jantar com eles em casa dos pais.

Quando chegámos ao palácio (sim, porque aquele apartamento era UM PALÁCIO), nem queriamos acreditar. Um apartamento gigante em North Sydney, de 4 quartos, com uma vista incrível sobre a ponte e o central business district. Eles eram simplesmente os vizinhos do keith Urban (marido da Nicole Kidman).

Eles claro que nos receberam espectacularmente com um jantar cheio de entradas e um barbie mesmo à Australiana cheio de carnes e saladas. A meio do Jantar decidem revelar-nos que tinham uma garrafa de champanhe (que pertenceu anteriormente ao John) e que queriam festejar o Casamento da Isabel e John com ela. O jantar tornou-se então a nossa comemoração deste casamento a que todos com muita pena faltamos!



Isto tudo é uma coisa que devíamos fazer todos mais vezes...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Isabel & Johns Farewell Party

It was just 15 days ago but we miss you already! :)
We are trying not to let you down, though... sooo....we are trying to continue our girl coffees, brunch saturday mornings and dinners whenever we can! haha

Question: Where was John the whole night?! There are no pictures of him hahaha

domingo, 20 de março de 2011

French dinner!

Finalmente tenho as fotografias do jantar francês :) Como foi logo na semana a seguir aos anos da dona da casa, decidimos comprar um bolo e velas para festejar! Ela... por sua vez, tinha feito um jantar com menu e tudo! Era para escolhermos de entre 6 opções que crepes queríamos cada um para o jantar, feitos na hora, e depois ainda outras tantas opções para a sobremesa. Estava tudo optimo!

Claro que a noite ainda acabou bastante tarde mas compensou porque não podia ter sido mais divertido! O próximo será jantar português!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Long Weekend

Teoricamente, a Austrália é a terra dos fins-de-semana compridos. Acho que quem disse isso nunca conheceu Portugal!
Supostamente seria por meterem os feriados sempre para as sextas ou segundas. No caso desta semana, foi o Queens Birthday, só para relembrar que este país ainda faz parte do Commonwealth.
Entretanto convêm dizer que o inverno chegou mesmo. Andamos com máximas de 16º e bom tempo, mas já dá para chegar a casa com o nariz a pingar. Eu ainda tive a oportunidade de ver neve este fim de semana, numa viagem de trabalho perto das Snowy Mountains!
(Bem lá ao fundo, nos picos da montanha... Neve. Na Austrália)
Na sexta tivemos um jantar/copos (bastantes mais copos que comida, a Mariana que o diga!) em casa de um dos colegas da Mariana, como celebração das apresentações do grupo, que correram bem e tiveram muito boas críticas! Estavam na festa pessoas de variadíssimos países, desde o Mexico, USA, Índia, Nova Zelândia (com pais da Índia), Irão (e muito anti-muçulmano!!), e uma Malaia!

(Muitos colegas, e muito álcool!)
No sábado, foi dia da Mariana estudar em preparação para o exame de 3ª, mas ainda deu para ir dar um passeio a Bondi quase até Tamarama, para apanhar um pouco de ar e preparar para mais estudos (a Mariana, claro. Eu dedico-me às lides domésticas).
(Mesmo de inverno, esta terra tem cores surreais!)


(Vá comentem lá. Que fofinhos...)
Á noite, demos um salto à Opera House e aos Rocks para dar uma olhada ao Vivid Sydney, onde iluminam a Opera House (Lighting the Sails) com um projector gigante, com efeitos espectaculares.



(Aposto que não advinham quais foram tiradas com a minha digital, e a DSLR Olympus da Mariana)

Nos Rocks, houve um espectáculo de musica, luzes e fogo em cima de barcos, com milhares de pessoas a assistir. Aproveitamos ainda por jantar por lá num género de feira de comida e artes que há todos os fins de semana.
No domingo, foi um dia de maior concentração para a Mariana, já mais descansada e de cabeça fresca para estudar, mas ainda conseguimos ir a Bondi para um piquenique impromptu, onde fomos parar a uma mini-feira de ambiente e sustentabilidade, com direito a um concerto de uma banda que desconhecíamos, mas apreciámos.

(And now, for the next song, we don´t really have a nome for it. Suggestions?)

Deu ainda para passarmos pela feira de Bondi para comprar alguns presentes para a família já que a viagem a Portugal aproxima-se a passos largos!
Nessa noite fomos ainda convidados para um jantar organizado pelo James Weirick, o Headmaster de Urban Design da UNSW. Mais uma vez, estavam lá os colegas da Mariana, assim como alguns convidados ilustres, pelo que deu para ter todo o tipo de conversas e conhecer gente muito interessante!
Finalmente, chegada 2ª, os estudos da Mariana intensificaram-se ainda mais, e assim teve de passar a maioria do dia entre o estudar e o acabar do trabalho de grupo, eu acabei por ir dar um salto a Maroubra para dar uma surfada rápida depois de ter deixado a Mariana na Uni para acabar um trabalho, para mais tarde voltarmos para casa para mais estudos.
Para um fim de semana de estudo, houve muito programa!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arquitectura

Isto não anda nada fácil... peço desculpa a família e amigos por esperarem tanto tempo pelos novos posts, mas a realidade é que as 3 horas por semana que não estou a estudar e fazer trabalhos, estou com o Pedro a ir para jantares de amigos e ver alguma coisa que não sejam estas paredes da casa (mudança de casa é só para a semana!!!).

Sendo assim no sábado tivemos jantar em casa da Celine e do Tym, com o grupo de sempre de suíços, franceses, ilhas Reunião e Australianos. Desta vez o tema era comida internacional e ficamos encarregues cada um de fazer um prato típico nacional. Como não queríamos recorrer ao bacalhau fizemos (o Pedro fez) um arroz de pato divinal!! (viva a bimby e a paciência do marido!). Tivemos entradas variadas, pratos picantes e doces, homemade bread suíço e sobremesas australianas!

Com o frio que se instalou por cá (18ºC) aproveitamos para combinar a nossa ida à neve la para fins de Agosto. Neve na Austrália... estamos desejosos para conhecer as ditas estâncias!!

O Pedro ainda conseguiu ir jogar football no domingo de manha, contra uma equipa de refugiados e uns franceses, já que a equipa de portugueses quase não apareceu. Visto ser ano de mundial, arranjaram-se 8 equipas de 8 países diferentes, e é suposto passarem o próximo domingo inteiro em campeonato. Será qee a equipa de portugueses ganha?!

E agora finalmente vou ao titulo do blog... Arquitectura.

Num destes trabalhos de faculdade, foi-nos pedidos que fizéssemos uma post occupancy evaluation de um edifício á escolha. Como fiquei com umas raparigas australianas em que uma delas trabalhava no edifício da Macquarie Bank, decidimos fazer sobre esse edifício.

Agora a parte interessante... o edifício acabou de ser construído, e só esta a ser usado há alguns meses... check this out!
Este edifício não tem pilares! É todo suportado por esta estructura envolvente! Para além disso, ainda é o edifício mais sustainable que existe no mercado Australiano (e não só)!



O objectivo de não ter colunas é haver mais interacção entre pessoas, equipas e áreas. As pessoas não têm exactamente um sitio fixo, têm um portátil e todos os dias, ou semanas sentam-se em pisos diferentes e áreas diferentes. Desta maneiras as equipas formam-se e desmontam-se rapidamente sem custos de mudança de mobiliário (por mais incrível que pareça as empresas gastam milhares com estes custos).É recomendado também ao staff andarem por todo o edifício, onde há restaurante, café, ginásio (tudo para eles) a qualquer hora do dia.


A imagem em cima mostra a Meeting tree. É um poço de luz no meio dos dois edifícios que tem uns pequenos cubos que servem de sala de reunião. há dois por pisos e como estão desencontrados fazem parecer a uma árvore.



O edifício é mesmo incrível e te um ambiente óptimo! Sem duvida devia-se começar a fazer mais edifícios que utilizem estes conceitos por mais partes do mundo!