segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dias de Trabalho

Já passaram quase 2 semanas em que não demos notícias quase nenhumas. Não foi por desleixo ou falta do que fazer, mas muito pelo contrário. Muito trabalho.

Eu tenho a sorte de poder passar os dias com o meu filho, de ir ao parque com amigas, de ir beber cafés, passear na praia, e ver o meu filho crescer todos os dias... e ao mesmo tempo, fazer trabalhos que me dão gozo e me deixam evoluir de alguma maneira na minha carreira. Assim sendo aproveitei estas semanas para aceitar umas propostas de trabalho que me caíram em cima, e agora tenho todos os minutos dos meus dias preenchidos pelos próximos tempos.

Primeiro estive a fazer um concurso de arquitectura com/para um atelier que tem projectos bastante engraçados aqui em Sydney. Não foram muitos dias pois a entrega já estava próxima, mas conseguimos em  4 dias ir da ideia aos painéis, com muitas horas de trabalho e muita boa disposição. Agora é esperar para saber o resultado.

Depois aceitei fazer um trabalho como Sustainability Consultant para uma empresa que está a desenvolver áreas comerciais e residenciais e quer implementar um sistema de trigeração para se auto-fornecer electricidade, aquecimento de água e ar condicionado. Ainda vou a meia da proposta e business model mas está a correr bem.

Aceitei também ficar a fazer babysitting à filha de uns amigos que foram para a India e precisavam que alguem fica-se com ela uns dias. Ela tem a idade (1 semana de diferença) do Duarte e não dorme cá em casa, mas passa passa usn dias inteiros connosco, o que nós adoramos! Eles entretidos um com o outro, e eu com menos trabalho haha

Por fim estou a fazer uma longa tradução para português de uns documentos de e-learning. São mais de 100 páginas e os deadlines são curtos, o que significa que tenho de andar com o portátil atrás, mesmo que vamos acampar (o que aconteceu este fim-de-semana passado, e á-de acontecer para o próximo). Os documentos são muitíssimo interessantes porque é um assunto que eu adoro, e tenho ainda a sorte de estar  'tirar um curso' ao mesmo tempo, sem estar a pagar por isso (mas sim a receber)!

Com isto tive de fazer um ABN (Australian Business Number). Um assunto do qual secalhar a população portuguesa e brasileira que vive aqui na Australia, estão interessados em saber... 

Porquê um ABN e não um TFN?
Basicamente, um TFN (tax file number) é usado quando se está a trabalhar à conta de outros. O ABN por sua vez é usado quando se quer criar uma empresa, ou quando se presta serviços a uma empresa. É portanto uma espécie de recibos verdes. É importante saber que é sempre preciso um TFN antes de se fazer um ABN!


Tudo o resto é uma grandíssima confusão! Aconselho portanto a darem uma olhadela -----> Aqui, antes de fazer seja o que for... e se possivel pedirem conselho profissional.