Muitas vezes familia e amigos telefonam e lá vem a pergunta de sempre: Então, já estás a trabalhar??? Para depois ficarem num silencio mudo que apenas transmite desaprovação.
Eu vou explicar o que se passa na nossa vida. Na minha vida.
Nós acordamos por volta das 6.30am. Depois de nos levantarmos 2 vezes a meia da noite para alimentar a criança. O Pedro sai para o ginásio, e eu entre tentar adormecer mais um bocado ou entreter os já acordados, fico de pijama até ás 7.30am. A essa hora o Pedro chega e vestimo-nos todos (tarefa que demora 30 minutos no mínimo). Tomamos o pequeno almoço. O Pedro vai para o trabalho. Eu faço almoço para os miúdos e lavo tudo logo de seguida. Antes de sairmos de casa vejo e respondo a emails de trabalho, assim como tento angariar mais trabalho (mas que trabalho?!??! esperem lá que já lá vou). Saiu de casa, arrasto miúdos escadas abaixo. Às vezes de bom humor, às vezes de humor de cão, e de repente são 10 da manhã. Vamos para o parque/praia/passear se estiver sol. Ali ficamos até às 12pm onde lhes dou o almoço que preparei de manhã. Se estiver a chover aproveitamos para ir às compras da semana e despachar logo isso. Eu e eles. Tão bom e fácil quando estão bonzinhos. Tanta dor de cabeça quando estão mauzinhos. Voltamos para casa onde mudo fraldas/levo ao potty, arranjo biberões e deito-os para a sesta. Volto para a cozinha para preparar almoço para mim e para o Pedro que vem todos os dias almoçar. Ele chega e almoçamos. Ele sai e depois de lavar a cozinha toda, começo a trabalhar ao computador. Tenho feito muitos trabalhos de freelance, ao mesmo tempo que tento arranjar 5 minutos para enviar CVs para empresas maiores. Sim tenho feito bom dinheiro com freelance nos últimos 3 meses (quando comecei). Mas gostava de arranjar trabalho numa empresa local para ganhar ainda mais experiência, para não ter de estar sempre há procura de clientes, e para poder ter algum tempo para mim. Longe de crianças, estendais e esfregonas por umas horas. O primeiro acorda. O segundo acorda logo a seguir. Dou lanches e saímos de casa. Lá vamos nós para a rua, passear, ao parque ou à praia. Se o dia continuar mau, pegamos em galochas e guarda chuvas e vamos para o campo de golf que temos à porta de casa saltar nas poças (esta semana tivemos 2 tardes assim). Por volta das 5.30 voltamos para casa. Enquanto preparo jantar o Pedro chega. Brinca com eles, ou dá-lhes banho, ou faz o jantar. Revezamos estas 3 tarefas. Jantamos todos às 6.30/7h (!!!). Deitamos um. E por voltas das 8 e pouco deitamos o outro. Depois limpamos a casa e a cozinha, e volto para o computador para trabalhar cerca de mais 2 horas. Depois é a nossa vez de tomar banho e ir para a cama.
Um vai 2 vezes por semana à escola. O outro vai só 1 dia. Aqui paga-se ao dia, e à tantas crianças que raramente se conseguem varias vagas. De qualquer das maneiras são $140 ao dia e eles nunca iriam todos os dias.
Nos dias que só tenho 1, ou nenhum, vou beber café com o Pedro perto do escritório dele (a 2kms aqui de casa) e depois trato de burocracias, algumas compras, e tenho reuniões com clientes. Reuniões, apresentações de projectos, etc. Ou então trabalho. Faço Renovações, Design de LOGOs e Websites, Community Development Strategies etc.
Atenção que eu não me estou a queixar. Estou apenas a relatar o que são a maior parte dos meus dias. Estes dias que parecem tão complicados no papel, na verdade correm lindamente. É a nossa realidade. Diferente da que tínhamos em Portugal, mas não a consideramos pior. Apenas diferente. E o que estou a dizer com isto queridos amigos e família, è que não só tenho trabalho, como tenho 4 trabalhos.
- Sou empregada doméstica 2 horas por dia.
- Cozinheira 3 vezes por dia.
- Mãe/babysitter. Tenho o privilégio de ver os meus filhos crescer todos os dias. De estar lá quando gatinham pela primeira vez, quando dão o primeiro passo, ou quando estão tristes. Tenho a sorte de viver numa cidade incrível que tem maioritariamente bom tempo, onde estou a 2 passos de um parque, a 10 minutos a pé de uma praia, e onde tenho a baia para eles andarem de trotinete durante horas. De ter amigas Australianas com filhos com quem me encontro quase todos os dias. De poder levar os meus filhos no verão quase todos os dias à praia. Tenho o privilegio de poder comprar comida saudável e cozinhá-la para os meus filhos, que adoram e até me pedem a meio do dia 'can I have um copo sopa boa mummy?'. Tenho por fim a sorte de fazer parte da vida dos meus filhos e de ter um marido que ajuda em tudo o que pode. Um real Hands On father.
- E sou Arquitecta e Designer cerca de 4 horas por dia. Ás vezes mais. Por vezes menos.
Estejam descansados que gostamos muito da nossa vida.... vida onde fazemos tudo em família, e onde somos super mimados pelos amigos que adoram ajudar com os miúdos ao fim-de-semana, e até fazer babysitting para nos darem umas 'date-nights'. E de momento.... somos muito felizes!