terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Long Weekend in Merewether

O fim-de-semana passado foi fim-de-semana comprido. Feriado na segunda feira, pois foi dia da Australia. Como é das ultimas mini-férias que vamos ter em algum tempo, fizemos house-swapping com uns amigos que vivem em Newcastle, no subúrbio de Merewether, a 5 minutos a pé da praia.

A ideia era passar um dia por lá, outro dia por Port Stephens que já conhecemos bem, e outro dia pela cidade e ver o museu da ciencia, porque era suposto chover. Ora... uma vez lá, ficámos com os planos todos mudados.
(source: internet)
Merewether é um suburbio de praia, e como esteve muito bom tempo sábado, ficámos por lá no que seria um dia de muita praia. Quando chegámos, ainda a tirar as coisas do carro, ouvimos logo as sirenes de shark-alarm, e o altifalante a dizer que havia um 'large shark in the area, the beach is now closed'. Ainda bem que estávamos ali e não noutra praia qualquer! É que sem nos apercebermos, estávamos num praia que estava a estrear uns mega gigantes Ocean Baths, com o melhor aspecto! Água limpinha, transparente, e uma area enorme para nadar sem nos preocuparmos com tubarões... o dia passou a correr! Nadamos, descansámos debaixo do guarda sol... (estavam 33 graus e o sol a doer na pele), eles dormiram HORAS à sombra, e quando demos por nós estacamos a ir a casa tomar um duche rápido e voltarmos a pé para a zona da praia onde ha a melhor pizzaria e gelataria de sempre! Foi um dia 5 estrelas.... e como gostámos imenso, decidimos que o próximo dia também seria ali passado.

Mas como nem tudo são rosas... acordámos cedo demais com o T a chorar no dia seguinte, inconsolável, com provavelmente o que seria dores de barriga. Iam estar 39º de realfeel e secalhar era do calor. Pensámos nós. Já na praia, quando lhe mudamos a fralda numero 347 do fim de semana, porque andava mal da barriga, vejo uma enorme concha, roxa, lá para o meio. O miúdo continua a chorar e nem ao colo, nem na agua, nem na sombra se calava. Para quem conhece os meus filhos, isto não é raro... é UNICO! Sendo assim começa logo a minha cabeça de mãe a pensar mil e uma previsões péssimas... a concha não era uniforme, estava partida, por isso se calhar tinha cortado qualquer coisa na barriga, se calhar engoliu 3 ou 4 e não só uma, ele está a sofrer imenso, o melhor seria ir já para as emergências e pedir um raio X! Saímos daqui? Não estou a conseguir estar aqui na praia com ele aos berros e eu de coração na mão!
 Ora... eu nunca me aventurei hospital a dentro nada disto antes, com nenhum deles, nem nunca tive nenhum problema, por isso o melhor é manter a calma e pensar. Assim sendo lembrei-me de ouvir outras mães falarem de um numero de telefone que nos ajudam nestas situações. Liguei então para o HEALTH DIRECT, uma linha ESPETACULAR onde nos atende uma enfermeira registada, que depois de ouvir a historia e fazer mil perguntas - idade? nome? o bebe está quente? está pálido? aperte-lhe as unhas e largue. Está a respirar bem? tem sangue na fralda? etc - decide se passa a chamada ou não a um médico. Depois de falar com o médico, fiquei logo mais calma, visto que ele me disse para ficar de olho nele e em certas reações que ele podia desenvolver. Se nada acontecesse estava tudo bem, caso contrario, se algum dos sintomas aparecessem para ir para o hospital com ele.
Long-story-short, foi melhorando de humor ao longo do dia, dormiu muito, ainda fomos dar mergulhos à praia ao fim da tarde, e no dia seguinte acordou novo e de fraldas boas! valeu para o susto. Vou guardar o raio da concha que quase me parou o coração!
Segunda-feira entrou temporal, e as temperaturas baixaram 10 graus. Confesso que o ter ficado mais fresco foi ouro! Mas a chuva naquela zona não vem muito a calhar.
Era Australia Day e fomos aproveitar para tomar um mega brunch num café que tinha acabado de estrear o mês passado, o The Hood - Milk Bar.
O Sitio é giro, com muito bom ambiente e a comida boa. O melhor de tudo são os capuccinos e os sumos! Passamos lá a manha, e depois seguimos para Blackbutt Reserve, uma reserva cheia de animais australianos, onde não se paga nada para entrar, e se fica o tempo que quiser a olhar para os 6 koalas, os mil kangaroos, wombats, owls, tartarugas, passados, etc Calhou mesmo bem e o D e T estavam para lá de feliz de andar a correr de uma lado para o outro, de poça em poça, a ver todos os animais todos.
Depois do almoço voltámos para Sydney onde já chegámos depois das 4h... e sabe tão bem voltar a casa num dia de chuva, e ficarmos aconchegados rodeados das nossas poucas coisas...