domingo, 24 de maio de 2009

Journey to the Outback

Esta semana que passou, a empresa teve a visita de um dono de uma empresa de consultoria de Energia Eólica a visitar-nos, de modo a vir avaliar o potencial de um Parque Eólico perto da cidade de Silverton, no principio do Deserto de Simpson.
Por muito que possam achar estranho, provavelmente a maioria de vocês já viu imagens desta antiga cidade mineira no meio do Outback. Qualquer um que ja tenha visto o filme Mad Max, viu portanto a cidade de Silverton. Como não podia deixar de ser, o carro do Mad Max é uma das principais atracções desta cidade.

Carro do Mad Max

Quanto ao Parque, este será um mega-projecto que vai ser liderado por 3 empresas, entre as quais a Martifer Renewables. O local onde vai ser montado o parque é numa das únicas elevações numa enorme planície deserta de areias vermelhas.
Só neste mega-projecto está a ser planeada a montagem de 600 aerogeradores, num total de 1.2GW. Isto representa à partida uma dimensão quase 100% maior que a Iberwind, a minha anterior empresa!!

Agora falando da minha experiência lá, foi recheada de acontecimentos. Alugamos um Nissan Patrol para poder explorar os terrenos com segurança. Um dos senhores que lá veio connosco disse-me que apesar de existirem 3 empresas a alugar carros, já só podiam trabalhar com a Hertz, pois mais ninguém lhes aluga os jipes! Não se passou muito tempo até a Hertz saber porquê!!

No fim do primeiro dia no campo, após eu me estrear no todo-o-terreno, descendo brutas descidas, manobrando o jipe por ravinas, tivemos um furo. Nada de grave, é só substituir e seguimos viagem. Ou não! Rapidamente reparamos que o pneu sobresselente estava tão vazio quanto o furado. Quem nos safou foi o Andrew, que tinha um Iridium (telefone por satélite), que por sorte falou com os responsáveis pela manutenção das torres meteorológicas que conheciam o terreno.
Fomos assim obrigados a deixar la o jipe durante a noite, para voltar na manhã seguinte com reforços.
No dia seguinte, lá enchemos o pneu, e trocamos o furado por um novo, só como precaução. Fizemos as visitas às torres meteorológicas, tirámos umas chapas, vimos manadas de cangurus, tudo tranquilo.
A indispensável foto do canguru

Quando estávamos no ponto mais longe da cidade de Broken Hill, aconteceu algo de surreal... A subir uma das muitas ribeiras secas, o jipe de repente pára. Eu, a achar que tinha ficado atascado, ligo as redutoras, e acelero. Nada. Saímos do carro e rapidamente percebemos os que se passou... A roda que tínhamos substituído tinha caído!!! Aparentemente não tínhamos apertado as porcas com força suficiente, e com a trepidação soltaram-se uma a uma... Um pequeno "ups moment"...
Tivemos a sorte de conseguir encontrar ainda a última porca a cair, mas ainda tivemos de tirar mais uma a cada uma das rodas para conseguir prender aquela como deve ser. Feito o trabalho, demos por nós perdidos, já no meio de quintas, sem conseguir encontrar saída. Acabámos por voltar atrás a finalmente encontrar o caminho para casa.
Estou na Austrália apenas há 3 semanas, e já tenho uma para os netos!