sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Great Ocean Road

Como sabem o Pedro esteve em Queensland, e eu, para não ficar sozinha em Sydney, decidi ir com o Bazaliza para Melbourne, visitar a Inês Abreu.
Saimos literalmente do verão para o inverno! Estava um frio de rachar!Apesar de tudo fomos uns sortudos, porque nesta cidade chuvosa, as gotas nunca chegaram a cair nestes dias de "férias", estando o sol sempre On and Off!
Sobre Melbourne escrevo no próximo Post. Neste fica a viagem principal, a viagem pela Great Ocean Road!
Esta estrada tem 243kms ao longo da south-eastern coast da Austrália. Começa perto de Melbourne, na cidade de Torquay, e acaba em Warrnambool.Esta estrada foi construída e dedicada aos soldados mortos na 1ª Guerra Mundial e é dos percursos junto ao mar mais impressionantes da costa Australiana! Claro que a nós nos pareceu muito parecido com a costa Vicentina!

Alugámos então um carro ao pé de casa da Inês e fomos directos a Bells Beach. O santuário do Surf! A onda funciona em todas as marés e estavam uns 2m e meio nos sets, perfeitos! Não surfámos, mas ficámos convencidos a voltar uma semana no verão!
Mesmo ali ao pé vimos milhões de cangurus gigantes! Uns andavam aos saltos pelo meio das árvores, e outros estavam deitados ao sol... foi a primeira vez que vi este animal!
Estas fotografias foram tiradas pelo Duarte claro, que saltou de imediato a vedação e foi para ao pé deles, que estavam longe, enquanto eu e a Inês nos limitávamos a berrar "saí daí! aqui diz que é crime! vais ser expulso da Austrália!" hahaha
Mais em frente na viagem, depois de várias paisagens brutais, paramos no meio de centenas de ovelhas no meio da estrada onde o pastor se apresentava de moto-quatro com os quatro cães-pastores em cima dela!
Mais umas paisagens engraçadas e chagamos aos "The Twelve Apostles" ao fim da tarde, mas por alguma razão desconhecida, decidimos não descer para os ver!
Passámos a noite em Port Campbell num backpacker hostal óptimo! Todo em madeira, sala de estar com sofás e lareira, cozinha, e quartos virados para o mar, com aquecedor! Fazia lembrar bungalows na neve! Muito cozy! Como é inverno... a vila estava vazia, e o hostel tinha só um grupo de raparigas de nacionalidades diferentes. Passamos então a noite em frente à lareira, à conversa, acompanhados de um copo de vinho, e de bolo de chocolate (a New Zeland girl fazia anos).
No dia seguinte lá fomos aos 12 apóstolos. Uma colecção de 12 rochas esculpidas pelo mar, todas próximas umas das outras. Isto faz deste sitio dos mais turísticos da Austrália! Nós concluímos que a zona de Portimão teria o maior sucesso para esta gente hahaha Apesar de não ser muito imponente para nós que conhecemos melhor, foi muito divertido!
Na volta, quando achamos que a viagem não podia estar a correr melhor, encontramos com um grupo de chinocas a olhar para cima, e ali estava o tão esperado animal tão difícil de encontrar ao natural, um Koala num eucalipto MESMO junto à estrada!
Este animal dorme 32h seguidas, e raramente se mexe porque o eucalipto não tem proteína, e então não lhes convém gastar energia desnecessariamente.
Guess what! o nosso estava bem acordado, mudou várias vezes de posição e ainda grunhiu! Acho que fizemos tanto espalhafato de o ver que ele estava a "mandar vir" connosco hahaha Foi um excitamento!
Acabámos a viagem nos outlets de Torquey onde eu como boa forreta, não gastei nem um tostão. Havia fatos de surf da quicksilver a 25€, Decks da roxy a 9€, fatos de banho a 15€, etc e o Duarte aproveitou e comprou por todos!

Uma hora depois estávamos em Melbourne! Mas isso... já é outra história!