terça-feira, 8 de setembro de 2009

Customs House

Depois de uma pequena estadia do Pedro Jardim e da Leonor cá em casa, começou a primeira semana de estudo, acompanhada da Francisca que tem um exame em Portugal para fazer muito em breve.

Apresento-vos então a biblioteca do CBD.A Library chama-se Customs House, e é perfeita para estudar!
O edifício foi construído em 1885 mas estáàmuito bem preservado. O interior tem 3 pisos, e estes desenvolvem-se em volta de um poço de luz natural. Cada piso é compartimentado com salas de estudo, media, pesquisa, línguas, ... Os livros são infindáveis e abrangem todas as áreas... romance, cozinha, arte, saúde, viagens... As estantes de livros de viagens são infindáveis e de fazer inveja a qualquer Fnac!
Pode-se levar para casa até 20 itens por dia (livros, DVDs, revistas,...) e pode-se ficar com eles até 30 dias!

Logo na entrada, antes de chegar ao átrio, pisamos um monte de suásticas embutidas no chão. E agora vocês pensam "São loucos!!" mas não... isto tem história! Como o nome indica, Customs (alfândega) era o primeiro sitio onde os imigrantes entravam quando chegavam à Austrália, e as suásticas eram símbolo de boa sorte para os recém chegados!
O átrio tem o pavimento todo em vidro apoiado em vigas metálicas, com uma ENORME maqueta da cidade por baixo, visível de todos os pisos! Este piso (térreo) costuma ter todos os meses uma exposição nova e até agora têm sido todas sobre sustentabilidade... o que me dá imenso jeito e me anima o "after lunch"!

O melhor de tudo ainda é a localização, em Circular Quay, onde das janelas das salas de estudo se vê unicamente a ponte e a baía!