segunda-feira, 28 de maio de 2012

Presidente Cavaco Silva em Sydney

Sexta feira fomos convidados pela consul de Sydney para um jantar no Hotel Four Seasons, na companhia do Professor Cavaco e da Dra Maria Cavaco Silva, e de uma enorme parte da comunidade Portuguesa e luso descendentes que se encontram na Australia e Nova Zelândia. O jantar era ás 8.30 e ás 8.45 já estavamos todas as cerca de 400 pessoas sentadas.

A escolha das mesas era aleatória, e o Pedro e eu ficamos com um grupo de amigos que já conheciamos, e mais 3 pessoas. Dessas 3 simpáticas pessoas, duas eram raparigas portuguesas, uma jornalista e outra arquitecta, ambas casadas com rapazes Australianos (parece-me que de cá já não saem).
Ao contrário do que muitos esperavam, o discurso do Senhor Presidente foi bastante leve.  O discurso passou pelo reconhecimento das dificuldades pelo que o país está a passar, pelo relembrar que somos um povo forte que basicamente 'já-saiu-de-muitos-buracos-onde-se-meteu', e finalmente apelava aos Portugueses e luso-descendentes para não se esquecerem do seu país - Portugal.

O jantar também estava bom e nada de muito ostentoso (felizmente). Um prato de entrada com 3 camarões marinados. Prato principal uma sela de borrego em crosta de ervas e feijão branco, e para sobremesa uma trilogia de chocolate (yumm). 

A melhor surpresa foi quando estavamos na sobremesa, ter entrado a fadista Katia Guerreiro e nos ter cantado musicas lindissimas durante meia-hora. Fado ao vivo é mesmo emocionante e ninguém estava indiferente áquela voz tão bonita.

A meu ver o jantar teve um balanço positivo, com algum networking e boa companhia.