segunda-feira, 30 de junho de 2014

Healthy Snacks

Não cresci a saber cozinhar. Felizmente ou infelizmente, não interessa. Nunca tive de o fazer e essa era a minha realidade. Não gostava de o fazer, e nunca tive o gosto de passar horas na cozinha a inventar receitas e provar de tudo um bocado. Se poder passar menos tempo na cozinha agradeço. Mas a Bimby veio mudar a minha aptidão para a cozinha, quando entrou cá em casa há 5 anos atrás. Não só me começou a ensinar a cozinhar, como agora faço tudo inventado, em pouco tempo, sem queimar, sem ter de estar a olhar para a panela. A bimby veio ajudar a nossa família a tornar-se bastante mais saudável.

Cá em casa 'todos' cozinham. Não se come carne todos os dias. Nem peixe nem ovos todos os dias. Nem todos os dias comemos lentilhas, quinoa, chia, cacao, flexiseed, .... Cá em casa não deixámos de comer laticínios nem pão de trigo (como mandam as dietas mais modernas). Mas cá em casa comemos de tudo um pouco, o mais variado que conseguimos.
Se um dia o pequeno almoço é weetabix, no seguinte são torradas com leite, e no seguinte iogurte com granola, fruta, panquecas, ovos (este mais raramente visto demorar mais tempo o que implica acordar mais cedo... e isto diz tudo!), etc. inevitavelmente repetimos mais uns que outros, mas cá em casa, 'saudável' é comer de tudo um pouco, de preferencia tudo feito em casa.

Assim sendo, e correndo o risco de me estar a repetir, deixo aqui uns exemplos de snacks que se fazem cá em casa, e que nunca tinha feito até há 2 anos atrás:
Smothies de todo o tipo e cores - amarelos, cor de rosa, verdes, azuis, you name it
Granola para pequeno almoço
Barritas de cereais
Doce de frutas
Bolachas
Yogurt
Pão
Gelados
e o melhor para o fim... deixo-vos com uma mousse de chocolate divinal!


A mousse de chocolate sem ovos, farinha e açucar e divinal, da Whole Pantry App

2 bananas maduras, congeladas
1 abacate
1 colher de maple syrup
30 gr de cacao em pó
1 colher sobremesa de canela
1 colher de agua

Atirar tudo para dentro de um triturador e bater bem até ficar com uma consistência suave. Comer imediatamente com nozes/ amêndoas por cima, ou frutos vermelhos congelados. Como diria o Duarte... delicious!!!