sexta-feira, 13 de abril de 2012

Beijing

Beijing é uma cidade espetacular!
Quando começamos a dar o primeiro passeio pela cidade confesso que me assustei. Enormes avenidas com edificios ainda maiores de cada lado, onde a arquitectura ditaturial nos faz sentir pequeninos e sem qualquer poder de decisão. Talvez seja esse mesmo o objectivo destes edificios tão feios, e destas praças tão grande que parecem ter sido planeadas para elefantes em vez de Seres Humanos.
(esta foi a melhor fotografia que arranjei para dar a ideia)

Mas de repente viramos para as ruas paralelas, afastando-nos das avenidas principais, e entramos numa cidade-paralela. Aqui já toda a gente anda de mota e bicicleta, as ruas são estreitas, os edificios baixos, as pessoas mais pobres, as lojas mais alternativas, mas tudo é mais humano.



O sitio onde ficamos a dormir foi o que nos fez ter as melhores férias em Beijing. Escolhemos um 'boutique design hotel' no meio de um antigo slum. 

O "The Orchid" the 8 quartos, todos diferentes. São quartos modernos mas que  aproveitam a estrutura existente. Os pátios interiores são um máximo assim como a recepção/bar e o espaço do pequeno almoço. Quem nos atende é o dono do hotel. A historia é a seguinte: o dono é Canadiano e vive em Beijing há 8 anos. Fala chines fluentemente e é cozinheiro. Decidiu enveredar pela hotelaria porque ele e a mulher estavam sempre a receber visitas e não tinham onde as acomodar, decidiram então comprar um espaço perto de casa e construir o "The Orchid".
Os pequenos almoços então eram o melhor de tudo. Como é cozinheiro dá-nos a escolher uma série de pratos, cada um melhor que o anterior. Foi uma pena não termos conseguido la ficar para as 10 opção!
Quanto ao slum em si, é uma area com as caracteristicas que expliquei anteriormente, mas como está tdo a ser recuperado, não nos sentimos nem uma vez em perigo. As pessoas são muito simpáticas, são simples, as lojas variam entre o tipico mini-mercado onde os donos dormem num beliche no canto da loja, às lojas de chá e 'sombrinhas chinesas'.

Voltando ao turismo. Passamos dias e dias a passear pela cidade e claro que não podiamos ter falhado a Forbidden City (cidade proibida). A caminho passamos pelo 'The Egg, more formally known as the National Centre for the Performing Arts (NCPA)'.
(source: imagens da internet. no nosso caso a água estava congelada)


Chegados lá, ficamos um bocado decepcionados. Pergunto-me como é que aqui viveram tantas gerações quando todo o espaço é frio e lembra uma base militar. O melhor está sem duvida nos detalhes das coberturas: nas cores, no desenho, forma e volumes.


A seguir a isso vem o jardim. As primeiras plantas que se vê neste espaço imenso. Aqui as áreas são mais uma vez bastante mais pequenas e simpaticas. Consequentemente as pessoas tiram mais tempo para deambular e curiosamente pedir a ocidentais para tirar fotografias com eles. Foi pena nós não termos ficado com nenhuma cópia das fotografias tiradas com as crianças.
 

Os night markets são outro destino turistico de que infelizmente não achei grande graça. A comida é over-priced e a pior que comemos durante toda a nossa estadia. O mais engraçado diferente são mesmo os animais tipo escurpião pronto-a-ser-trincado!

O Olympic Park em contrapartida é um must-go! Principalmente para quem gosta de arquitectura moderna.

(the birds nest)

(Beijing National Aquatics Center)

Last but not least, we ended up going to the 798 District. Não foi fácil de encontrar visto que decidimos apanhar um autocarro (os autocarros para qualquer parte da cidade são 10cs por viagem). O problema é que temos de perceber sózinhos através de caracteres qual o autocarro apanhar e qual paragem sair. Mesmo com referencia do mapa não foi fácil, mas lá chegamos. 
O 798 Art District é um espaço grande de antigos armazéns (do genero das nossas docas) que estão agora a ser utilizados como lojas de artistas. Joalheria, pintura, escultura, estilismo, fotografia, etc várias artes todas reunidas num só espaço. Conclusão: O ambiente é mega, os cafés são todos fashion, as lojas girissimas e os preços altissimos.
E assim infelizmente acabou a nossa viagem á China, onde espero voltar em breve com os meus homens, mas desta vez na primavera ou outono, onde não se tenha de estar embrulhado em cachecois, gorros, casacões, botas, luvas e ainda assim conseguir passar frio!
Zàijiàn China!