terça-feira, 10 de abril de 2012

Shanghai

Shanghai é a cidade mais populada da  People's Republic of China (PRC),  e a cidade mais densamente populada do mundo! Contudo, não tive nada essa percepção nos poucos dias que visitei a cidade.

Quando chegamos já era de noite, e digo: não há cidade mais iluminada que esta no mundo. É a cidade dos neons. A cidade parece um arco-íris de cores fluorescentes, estejam elas em pontes, edifícios modernos ou históricos, placards ou mesmo barcos. Este é um dos aspectos que apesar de não ser bonito, é fascinante á cerca de Shanghai.
Outro aspecto que achei interessante foi a construção europeia que se encontra junto ao rio. Enquanto de um lado a construção é toda moderna, com arranha-céus que tanto podiam estar aqui como poderiam estar nos Estados Unidos, Canadá ou Emirados (fotografia abaixo) , no outro lado do rio parece que estamos a passear em Paris. Talvez por já cá estar há mais tempo, o segundo lado é o mais movimentado, cheio de cafés, lojas, restaurantes e mercados. Este é sem duvida o lado mais giro de se conhecer, até porque tem uma panorâmica giríssima sobre o lado moderno.

(lado moderno)

(lado europeu)

Durante uma manhã inteira vagueamos horas e horas pelo mercado da cidade, que se estende por ras sem fim a vender comida óptima, e todo o tipo de outras coisas a preços ridículos (menos de $1). Comemos dumplings 'como se não houvesse amanha', passeamos pelos jardins, bebemos um café no topo do museu e presenciamos á troca mais peculiar que já alguma vez tinha visto.




 A troca que me refiro é a troca que está a acontecer nesta imagem abaixo. Centenas de habitantes vêm ao parque no domingo, com papeis onde têm escrito todas as características dos filhos e filhas, onde ficam a negociar os melhores parceiros para a vida destes mesmos. Apesar de se verem vários grupos a terem discussões possivelmente sobre quem-é-melhor-que-quem-e-a-fazer-o-quê, e de parecerem bastante confortareis com toda esta situação, também se vêm uma raparigas de cara triste, acompanhadas dos pais, conformadas com o que o destino lhes trará.


Mas em geral achei o povo chinês muito simpático e sorridente. Sempre disponíveis a tentar ajudar, apesar de não nos entenderem e nós não os entendermos a eles. A verdade é que meia dúzia de berros (por parte deles), vários esbracejares e alguns empurrões, lá chegámos sempre onde queríamos.


Pois é, acho que não fui muito clara quanto ao frio que se fazia na cidade em pelo Fevereiro - ESTAVA UM FRIO DE RACHAR!!!!




Recomendo mesmo uma passagem pelo café do museu. O café tem uma planta quadrada com um vazio no meio. As mesas junto á janela estão todas viradas para a cidade, de onde vemos uma vista espectacular. As mesas de dentro olham para um pequeno jardim, onde os mais corajosos passeiam em pleno inverno.


Ao acabar do dia, seguimos para a estação de comboio onde iríamos apanhar o comboio over-night, e acordar em Beijing. Só tenho coisas boas a dizer sobre esta viagem! As camas são óptimas, os bilhetes baratos, e como éramos muitos, ocupamos todo um compartimento!
Beijing vai ter de ficar para um próximo post...