terça-feira, 16 de novembro de 2010

3rd Day - Milford Sound

Nem sei por onde começar a descrever este dia. Apesar de ter sido o que começou pior, foi de longe o que mais superou espectativas e o que mais nos deslumbrou!
Acordados em Queenstown tinhamos cerca de 4 horas de caminho até chegar a Milford Sound. Mal ligamos a carrinha reparamos que a luz do motor estava ligada e não parecia querer desligar-se. Como a temperatura estava normal e não se ouviam barulhos estranhos ficamos ainda mais intrigados e ligamos ao centro de ajuda. Daqui enviaram um indiano que foi muito rápido a chegar e ainda mais rápido a tirar conclusões. Olhou para o simbolo e disse: pois, vão ter de ir para o aeroporto. Uma vez no aeroporto (5mins dalí) nem para a carrinha olharam e disseram: pois, tem de ir para o mecanico. Uma vez no mecanino (2mins dalí) olharam para a carrinha, testaram e disseram: pois, não liguem a isto, é só um defeito no sensor! E assim começaram as nossas 4 horas de viagem até Milford Sound...

O caminho em si já é o programa do dia. Foram as paisagens mais deslumbrantes que vimos na vida e nenhum conjunto de palavras vai conseguir descrevê-lo. A cada 20kms há um lookout diferente com vistas para as florestas, ou para as montanhas, ou pra rios, ribeiras, lagos, para paisagens secas, para paisagens vivas, etc a cada metro que nos aproximamos desta aldeia na terra dos fiordes as vistas melhoram!

 
 
 Quando chegamos ao tão esperado sitio reparamos que não era uma aldeia mas apenas um conjunto de 3 edificios: centro de informações, lodge e um wharf station. Tudo o resto era o mais próximo to wild nature as possible. Compramos os bilhetes para o “discovery nature” boat trip e lá fomos nós por duas horas e meia. 
 
O pequeno barco encarnado não estava nem cheio nem vazio. As idade das pessoas variava entre uns 22 e 32 talvez e eram todos impecáveis. O tempo estava impecável mas quando vem sol, vem vento, e o resultado é um frio indescritivel (apesar de umas bifas andarem de calções). Casacos, gorros e cachecol vestidos, o barco partiu. A viagem fica relatada em fotografias e só podemos confirmar que ver focas e piguins de tão perto, “tomar banho” de cascatas e ver picos tão grande à nossa volta tão naturais fez com que tivéssemos a certeza que tivesse sido esta a melhor viagem de sempre!
 

Fact 1: O Captain Cook foi o primeiro a passar por lá mas não desembarcou porque achou que era só uma pequena e insignificante baía.

Fact 2: As focas que vimos eram adolescentes e tinham sido espulsas da colonia. Agora este ano voltam menos imaturas, grunhem um bocado mais alto, e ganham espaço na colonia outra vez, com direito a 17 namoradas cada um!

Fact 3: As camadas das montanhas são 5 camadas de épocas glaciares diferentes!

Acabada a volta de barco subimos à procura de espaços destinados para camping naquela zona, completamente into the wild. 

 Acabamos por passar a noite numa baía em frente a um lago com montanhas à volta, apenas com mais 2 campervans na área. Cozinhamos salsichas (das boas!!!) com feijão e good night milford...