terça-feira, 2 de novembro de 2010

Working Day-trip (with gadgets)

Na semana passada, voltei a ir ao terreno para inspeccionar uma torre meteorológica nova. Já tinham passado uns meses desde a última viagem, e já me estava a fazer falta sair um pouco do escritório!
A primeira etapa é guiar quatro horas para sul, e um pouco para o interior. Noutros tempos, desesperava um pouco com estas horas perdidas, a olhar para a estrada sem poder fazer mais nada. Mas, graças à minha querida esposa (que me deu dicas nada subtis que queria que eu dissesse isto) que me ofereceu o Kindle, passo a viagem inteira com uma voz virtual a ler-me o "Girl Who Kicked the Hornet's Nest". Assim sendo, passo a viagem completamente envolto na história, e até dou por mim com pena de estar a chegar ao meu destino, obrigado a calar o meu amigo virtual.
Convém referir uma coisa muito importante: nos sete anos anteriores à nossa chegada, a Austrália esteve envolta numa terrível seca, de modo que as primeiras vezes que fui àquele sítio, a paisagem era completamente castanha, seca, e não propriamente atraente. No entanto, este inverno foi dos mais chuvoso em registo, muito por obra e graça do El Niño (ou La Niña, não me lembro bem). O efeito e impossível de passas desapercebido!
É preciso também dar o devido crédito à maquina de fotografias da Mariana, que faz muito para tirar fotos destas!

Chegado à colina onde o mastro ficou instalado, tratei de fazer a minha inspecção, a confirmar se tudo tinha ficado correctamente montado (que não ficou, e assim vou ter de voltar amanhã), em boa parte utilizando o TomTom para obter as coordenadas, o iPhone para conferir as orientações dos instrumentos, e a máquina de fotos para registar o que estava a observar.
Terminados os trabalhos, pus-me a caminho, não sem antes parar pela casa do dono do terreno, e estar 20min á conversa, pondo-o a par dos desenvolvimentos do projecto, falar das óptimas chuvas que têm tido, das taxas de juros, do polémico plano do governo de re-comprar as licenças de agua da bacia Murray-Darling. Fiquei também a saber que antes da seca, havia na Austrália cerca de 200 milhões de cabeças de ovelhas (!!), número que ficou reduzido a 60 Milhões (!!!!!).
Dito isto, após 2h no campo, fiz-me outra vez à auto-estrada, para mais 4h a ouvir o meu fiel Kindle a contar-me as peripécias de Miki Blomquist e Lisbeth Salander, até chegar finalmente a casa, para os braços da minha esposa!
Deixo-vos só com mais umas fotos da paisagem, que não tem mesmo igual!