quarta-feira, 17 de novembro de 2010

4th Day - Milford Sound, Te Anau and Lake Wanaka

Acordamos e lá fora está frio. Sol, mas frio. Ficamos felizes por estarmos a ter esta sorte incrível. Não só da viagem claro, mas do tempo que segundo consta é sempre SEMPRE de chuva. Começamos o caminho de volta até Te Anau e paramos em mais lookouts que tínhamos decidido ignorar na ida para baixo. Nem uma hora depois estávamos em Te Anau a tentar ir visitar as grutas  de Gloworm. Este foi o primeiro dos nosso insucessos. Como só dá para ir de barco e os tours só começam ás 2h da tarde tinhamos de deixar passar. A senhora do ponto de informação muito prontamente tratou de explicar que “se já foram a Milford Sound não perdem nada! Nem vão achar graça!”. Mas nós iamos achar graça como achamos sempre...
Fizemo-nos então à estrada depois de um pequeno passeio pela aldeia. A estrada escolhida desta vez foi uma estrada que subia a ziguezaguear enormes montanhas que de inverno são estâncias de ski para 60kms depois culminar no Lake Wanaka. De x em x quilómetros encontramos pequenos aglomerados de casas a anunciar challets de luxo que agora se encontram fechadas. Onde encontramos um mapa das estâncias de ski percebemos que as pistas são quase todas pretas. Mmmmmmmmmmm.... isto não é “para meninos”!

Chegados ao Lake Wanaka aproveitamos para não fazer nenhum. Vimos uma exposição sobre os animais desta área e deitamo-nos em frente ao lago gigante onde um grupo de backpackers apanhavam sol de fato banho, um grupo de miudos saltava do pontão para a água e dois estrangeiros nadavam. À volta só vemos montanhas com neve. 
Wanaka tem cerca de 7000 pessoas mas desconfiamos que sejam só uns 2000 na época de verão. É das vilas mais populadas que vimos desde que chegamos a este país. Ambiente de verão, tudo a beber cervejas na esplanada do pub, e um ambiente tranquilo. 
 
Escolhemos um camping afastado da vila, junto ao lago, onde chegamos por um caminho de terra batida. Mais uma vez estou a escrever de um sitio privilegiado, em frente a um lago enorme, rodeado de glaciares, onde estiveram até há bocado duas pessoas a andar de windsurf. 

Fact 1: Não existiam mamíferos nativos na Nova Zelândia sem ser alguns morcegos.

Fact 2: Os Maori chegaram à ilha há cerca de 1000 anos e extinguiram logo as Moas (animais parecidos com as avestruzes). Deduzimos que tenha sido por não haver absolutamente mais nada para comer.

Fact 3: Tirando as focas, pinguins e alguns pássaros todos os outros animais foram introduzidos pelo homem.