domingo, 14 de novembro de 2010

1st Day - Lake Tekapo

A viagem faz-se rápido. Chegamos ao avião e algo muito peculiar se estava a passar. Cerca de 50 coreanos estavam a sentar-se ao acaso pelo avião sem olhar para o bilhete. Hospedeira tenta explicar que não são aqueles os lugares. Visto não compreenderem inglês os ditos atacam-na a pensar que ela lhes ia fugir com os bilhetes. Coreano para cá, inglês para lá, levantamos voo todos bem sentados. 3 horas depois (1am)  aterrávamos em Christchurch.
 
Acordados  muito cedo e já de pequeno almoço tomado apanhamos a campervan que nos ia servia de casa pelos próximos 8 dias. A campervan é muito parecida com a nossa, mas muito mais moderna e assim... muito melhor! De explicações dadas,  contractos assinados, compras feitas e polares comprados pudemos finalmente fazer-nos à estrada, direcção Lake Tekapo!



 Pelo caminho apanhamos chuva, sol, calor e MUITO frio. Vimos paisagens espectaculares, verdes, montanhas cheias de neve, vários cavalos vestidos, centenas de vacas, milhares de ovelhas a bater o dente de frio (tosquiadas), milhares de ovelhas a pastar feliz (cheias de lã), uma manada de búfalos (?) e alguns veados (animais). Por sorte (ou não) chegamos ao dito lago com um sol radioso que nos acompanhou o dia todo! O resultado foi um escaldão...
O lago é conhecido por ser um stop point para Mount Cook e pela cor azul turquesa que têm. A cor que podem ver nas fotografias é criada porque os glaciares á volta do lago esmagam rochas em pó e esse pó desce até ao lago. A combinação do pó com a luz do sol resulta neste efeito. Claro que em vez de ficarmos pacificamente a admirar estas águas, decidimos fazer o maior trekking da área e durante 3h30 estivemos a subir e descer montanhas a pique até ao ponto mais alto Mt John (1043m) onde existe um observatório que em tempos espiou russos e japoneses, e de Mt john de volta ao lago (700m)! O percurso é muito engraçado mas terrivelmente cansativo! Now we know how difficult it was for Frodo Baggins to take the ring to Mordor!
 
De rastos voltamos para a carrinha, tomamos banho, fizemos batatas cozidas com queijo e strogonoff, vimos fogo de artificio sobre o lago Tekapo e adormecemos ferrados!