terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Um dia terrível

15 de Dezembro em Sydney foi um dia terrível. Não um dia para esquecer, porque na minha opinião devíamos tirar alguma coisa boa de toda a tragédia, mas foi dia em que Australia viu uma coisa que nunca sonhou acontecer.

Ontem de manhã, às 10am, um homem entrou numa loja de chocolates, fez de quem lá estava refém, e durante 16 horas manteve-os presos, enquanto tentava comunicar com a televisão e rádio, e fazia a sua lista de 'demands'. Enquanto isso a cidade esvaziava e enchia de força policial.
A esta hora o centro da cidade entrou em Lock-down. Os edifícios públicos foram evacuados, os bancos fechados (ninguém entra e ninguém sai), e grande parte das empresas grandes mandou os funcionários para casa.

Este homem, que por acaso era de origem Iraniana, e dizia-se um líder espiritual muçulmano, não era mais do que um criminoso com uma lista infindável de crimes efectuados na Australia. Foi acusado de escrever e enviar cartas horrorosas aos familiares de Militares Australianos que morreram no Afeganistão; de ajudar a esfaquear e queimar viva a ex-mulher; e de atacar indecentemente/sexualmente mais de 40 raparigas, entre outros crimes. Este homem era um 'Political Asylum Seeker' aqui na Australia, mas aparentemente detestava o país. Como quando estamos mal quem tem de mudar são os outros (ironia), decidiu provocar toda esta desgraça. Claro que ainda não se sabe exactamente o que ele queria, mas sendo um activista politico, e descontente com as Políticas Australianas, desconfia-se que tenha ficado furioso por terem sido mandadas tropas para a Síria, não há muito tempo.

Às 2am, com tudo escuro e a cidade vazia, alguma coisa aconteceu (desconfia-se que um dos sequestrados tenha tentado tirar-lhe a arma das mãos) e depois de 5 tiros tudo acabou. Para além do criminoso, morreram mais 2 pessoas. Uma mulher de 38 anos, advogada, mães de 3 criança, e um homem de 34 anos que era manager do café. Duas grávidas foram hospitalizadas, e 3 outras pessoas ficaram com ferimentos de balas, mas não parece ser life-treatning. Tudo o resto pode-se ler no artigo mencionado em baixo.


É importante não chamar esta situação de terrorismo, e de não achar que todos os muçulmanos estavam envolvidos, ou concordam, com este tipo de manifestação. Sendo assim, Australianos de todas as raças juntaram-se para ajudar aqueles que se sentissem mais ameaçados ou desprotegidos a andar na rua ou em transportes  públicos nos próximos dias. Foi assim criado o hashtag #Illridewithyou . Um símbolo de que esta população se une nestas ocasiões.