quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Camping trip to the Royal National Park

O fim-de-semana passado decidimos ficar perto de Sydney, muito perto de Sydney, mas ainda assim passar a noite na nossa Vozzie. Enchemos então uma mochila de roupa, preparamos algumas refeições, e saímos para o Royal National Park, a 45 minutos de casa, onde já fomos bastantes vezes passar o dia.
O tempo estava óptimo e ficamos por Garie Beach na esperança de se formarem ondas surfaveis. Tal coisa não aconteceu, mas o D passou os dias inteiros inteiros dentro de água a chapinhar, a correr e a fazer amigos.
O melhor era quando o levavamos para a campervan depois de algumas horas, o embrulhavamos em roupas secas, e ele caía para o lado de estafado! A praia tem mesmo este efeito de cançar qualquer um...

 Passamos a noite em Coledale bech, a sul do Park. O camping é em cima da praia e são $30 um site com power para passar a noite.

Não tirámos muitas fotografias, mas ficam aqui algumas!
 (o acampamento)
 (um surfista que estava a limpar um polvo gigante que apanhou)
(Um clássico)

 Este fim-de-semana que se aproxima é fim-de-semana grande, por isso vamos acampar mais uma vez, e desta vez para Norte, para os lados de Blueys Beach e Boomerang Beach! Para a semana haverá muitas mais fotografias e relatos para contar.

Tenham uma boa semana!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dias de Trabalho

Já passaram quase 2 semanas em que não demos notícias quase nenhumas. Não foi por desleixo ou falta do que fazer, mas muito pelo contrário. Muito trabalho.

Eu tenho a sorte de poder passar os dias com o meu filho, de ir ao parque com amigas, de ir beber cafés, passear na praia, e ver o meu filho crescer todos os dias... e ao mesmo tempo, fazer trabalhos que me dão gozo e me deixam evoluir de alguma maneira na minha carreira. Assim sendo aproveitei estas semanas para aceitar umas propostas de trabalho que me caíram em cima, e agora tenho todos os minutos dos meus dias preenchidos pelos próximos tempos.

Primeiro estive a fazer um concurso de arquitectura com/para um atelier que tem projectos bastante engraçados aqui em Sydney. Não foram muitos dias pois a entrega já estava próxima, mas conseguimos em  4 dias ir da ideia aos painéis, com muitas horas de trabalho e muita boa disposição. Agora é esperar para saber o resultado.

Depois aceitei fazer um trabalho como Sustainability Consultant para uma empresa que está a desenvolver áreas comerciais e residenciais e quer implementar um sistema de trigeração para se auto-fornecer electricidade, aquecimento de água e ar condicionado. Ainda vou a meia da proposta e business model mas está a correr bem.

Aceitei também ficar a fazer babysitting à filha de uns amigos que foram para a India e precisavam que alguem fica-se com ela uns dias. Ela tem a idade (1 semana de diferença) do Duarte e não dorme cá em casa, mas passa passa usn dias inteiros connosco, o que nós adoramos! Eles entretidos um com o outro, e eu com menos trabalho haha

Por fim estou a fazer uma longa tradução para português de uns documentos de e-learning. São mais de 100 páginas e os deadlines são curtos, o que significa que tenho de andar com o portátil atrás, mesmo que vamos acampar (o que aconteceu este fim-de-semana passado, e á-de acontecer para o próximo). Os documentos são muitíssimo interessantes porque é um assunto que eu adoro, e tenho ainda a sorte de estar  'tirar um curso' ao mesmo tempo, sem estar a pagar por isso (mas sim a receber)!

Com isto tive de fazer um ABN (Australian Business Number). Um assunto do qual secalhar a população portuguesa e brasileira que vive aqui na Australia, estão interessados em saber... 

Porquê um ABN e não um TFN?
Basicamente, um TFN (tax file number) é usado quando se está a trabalhar à conta de outros. O ABN por sua vez é usado quando se quer criar uma empresa, ou quando se presta serviços a uma empresa. É portanto uma espécie de recibos verdes. É importante saber que é sempre preciso um TFN antes de se fazer um ABN!


Tudo o resto é uma grandíssima confusão! Aconselho portanto a darem uma olhadela -----> Aqui, antes de fazer seja o que for... e se possivel pedirem conselho profissional.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fathers Day Getaway

Fim-de-semana do Dia do Pai e primeiro fim-de-semana que o Pedro não tem football, ou vela, ou ...sabesse lá mais o quê. Sendo assim decidimos ir acampar para norte, para a zona dos Great Lakes e Myall Lake.

Saimos logo na sexta-feira lá para as 7h, ideal para o D dormir toda a viagem até ao destino. Chegamos por volta das 11 da noite e não fizemos mais nada que não deitar-nos e adormecer.
Na manhã seguinte conseguimos ver melhor o parque de campismo onde tinhamos dormido e eu fiquei I.M.P.R.E.S.S.I.O.N.A.DA!

 O parque é de longe o melhor onde já estivemos até há data. Tudo novo. Uma piscina optima (pena o frio que estava), as casas de banho grande e limpas, e um enorme Playground para crianças com tudo a que têm direito! Escorregas, baloiços, areia para fazer castelos, trampolins, zona de ginastica... etc De manhã só fomos ver como era, mas ao fim-da-tarde, já cansados do dia que tivemos, voltámos para lá onde o D esteve a brincar com outras crianças até anoitecer, enquanto nós ficamos sentados na relva a ler.
Nessa manhã preparamos então almoços e provisões e saimos para a praia (a 20 passos do acampamento) em busca de um sitio protegido do vento que insistia em ficar, e cada vez mais frio. Não foi dificil encontrar um sitio e por lá ficamos umas horas.
 Já a meio da tarde decidimos ir fazer uma caminhada e conhecer a vilazinha que conseguiamos avistar no fim da praia que como todas as outras tinha cerca de 30 casas e pouco mais.

Uma vez de volta ao camping onde continuavamos a ser dos unicos a acampar, foi tomar banhos e preparar jantar para que ás 7.30 estivessemos todos na cama. O D a dormir e nós a ver um filme (as maravilhas de se ter headphones...).
O dia seguinte era O Dia do Pai e fomos ver uma praias mais para norte 'Diamond Beach' onde estavam bastantes rapazes a surfar e onde o calor fez com que podessemos molhar os nossos pés ...e o Duarte inteiro!
 Mais tarde fomos até Myall Lakes já a caminho de Sydney, onde as paisagens são lindas sobre dunas intactas e águas 'cristalinas'. A essa hora já estava frio e não deu para bastante mas ainda ali ficamos a passear... e a rebolar dunas abaixo (GOOD FUN!!!).
Ficamos com vontade de voltar para a semana outra vez, mas sópara a zona de Myall Lakes que tem muito por explorar e talvez até vermos uns kangaroos que desta vez andaram desaparecidos... Desta vez só mesmo galinhas-selvagens, caranguejos e estes passaros (em baixo) com o peito cor-de-rosa.
Foi um fim-de-semana espectacular e eu já estava cheia de vontade de nos pormos á estrada nestas aventuras!
Para a semana há mais, tenham uma boa semana!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

And the winners are...

And the winners are... 
Sydney Uni Team!!! Depois de perderem 2 jogos com a equipa que foram à final (a equipa com pior mau-perder de sempre), ganharam quando foi preciso. Com 2 golos do Stephan e 1 do Pedro, a equipa da Sydney Uni levou os Coogee á derrota com um 3-0.
 O jogo foi bom. Bem mais dificil que o anterior (que acabou 7-0) mas uma vez o primeiro golo marcado, foram logo mais dois sem demora. Claro que também pesa o facto de lá estarmos mais uma  vez todas a fazer claque... não há nada como pôr um bocadinho de pressão na equipa!
Acabaram todos a ir para o pub festejar a merecida victoria! Muitos Parabens!!!

Agora com a liga acabada, temos 1 mês e meio pela frente de fins-de-semana de acampamentos marcados (tenho eu e o Pedro agora não tem escapa!). Depois disso começa a época de vela que seguem de Outubro até Abril.

domingo, 19 de agosto de 2012

Fim-de-semana Desportivo

Este fim de semana teve eventos desportivo tanto no Sábado como no Domingo. Claro que o resultado é estarmos os dois estafados e doridos e prontos para ir para a cama às 8 da noite!

SABADO
Começando pelo principio, no sábado de manhã a Mariana acordou as 7h30 para ir á sua aula de 2 horas de Intensive-Yoga matinal. Eu entretanto aproveitei para dormir até o Duarte acordar, ou seja mais uns míseros 30 minutos...
Regressada do Yoga, fomos aproveitar um voucher que já tínhamos comprado há umas semanas e fomos tomar um brunch a Bondi Road. O sítio era simpático a bem decorado e comemos que nem uns reis! A Mariana um Muesli com iogurte e fruta, e eu uma omolete que me deixou alimentado para o resto do dia!
Apesar do sol, estava um dia ventoso, portanto levámos o Duarte ao parque aqui de Rose Bay para ele se exercitar um pouco, mas infelizmente não esteve particularmente agradável e foi uma sessão curta.

Como celebração dos anos do Ollie (já há umas semanas, mas mais vale tarde que nunca) tínhamos combinado ir ver os Wallabies contra os All-Black ao ANZ Stadium.
Saímos então perto das 6.30pm para apanhar o comboio para o Sydney Olympic Park, que ainda é longe. Como já referimos anteriormente, os transportes publicos são carissimos nesta cidade, ou seja seríam cerca de mais 20 dolares só para irmos ver o jogo. Para evitar custos extra, na compra dos bilhetes para ver jogos os transportes estão todos incluidos! (bem pensado Sydneysiders!)
 
 

Este jogo era o primeiro da chamada Bledisloe Cup, que é uma serie de 3 jogos entre a Austrália e a Nova-Zelândia em rugby. Tivemos a sorte de ter o Pedro e a Joana a tomar conta do Duarte, e assim lá podemos ir ao primeiro jogo de rugby num estádio para a Mariana (eu já sendo o segundo, já sou veterano!).

O ambiente no estádio é impressionante, com 72,000 todos a puxar pelas equipas, e a onda mexicana a fazer 4 voltas ao estádio.

Nós decidimos ir em apoio à Austrália, enquanto o Ollie e a Laura puxavam por New Zealand, donde veem. O jogo foi óptimo de ver, mesmo que nem a Mariana nem eu percebamos muito do que se passa. Felizmente tínhamos a Laura a explicar pacientemente cada parte do jogo.

No fim a Nova-Zelândia mostrou a sua supremacia e ganhou aos Wallabies 27-19.


DOMINGO
Domingo de manhã fizemos o nosso já habitual pequeno-almoço de panquecas, sempre na companhia do falador Duarte, e à tarde tivemos um jogo da minha segunda meia-final para a competição de futebol, em Hefron Park.

(A equipa)
 
Tinha ficado combinado que iria ser também o dia em que se trazía a família para ficarem todos a confraternizar e a puxar pela equipa.



Felizmente esta um sol fabuloso e uma temperatura óptima! Nós ganhamos por 7-0 e assim passámos à Final, que será na próxima semana.
 

Conta-me a Mariana que gostou de ver o jogo, em que ela até teve uma breve participação ao chutar uma bola que voava em direcção ao Duarte!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Barritas de cereais

E já que estamos numa de comidas.... fica aqui também uma receita de barras de cereais mega! Demora 3 MINUTOS a fazer (contados pelo relógio)!

Ingredients:
1/4 cup butter
1/4 cup honey
1/3 cup packed brown sugar
2 cups quick cooking oats {not rolled oats!}
1 cup crispy rice cereal
1/2 teaspoon vanilla
2 tablespoons mini chocolate chips

Method:
1 - In a large bowl, stir oats and rice cereal together. Set aside.
2 - In a small pot, melt butter, honey and brown sugar together over medium high heat until it comes to a bubble. Reduce the heat and cook 2 minutes.
3 - Pour in vanilla and stir. 
4 - Pour over dry ingredients and mix well to moisten all ingredients. 
5 - Pour into lightly greased small jelly roll pan and press out to be about 3/4 inch in thickness. {If your pan isn’t small enough, pack the mixture into one side. You really want to press them down so they stick together.} 
6 - Sprinkle with mini chocolate chips and press down lightly. 
7 - Cool on a countertop to room temperature for two hours or until the chocolate chips are set before cutting into bars. 
8 - Wrap in parchment or plastic wrap and store at room temperature.

Recipe Notes: If your granola bars don’t seem to be staying together when you cut them, you may have made them too thin or you didn’t pack them in tight enough. Stick them in the fridge for 20 minutes and that should help keep them together. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Banana Bread

Banana bread é um tipico bolo (sim, não é pão apesar do nome) que se come muito aqui na Australia. Tal como em qualquer café ou pastelaria em portugal se bebe um café com um pastel de nata (ou queque, ou palmier, ou ...) aqui os capuchinos são normalmente acompanhados de uma fatia de banana bread que pode vir torrada com manteiga, ou assim mesmo ao natural.
Há também no entanto variadissimas receitas e com muitos ou poucos extras:
banana and apple / banana and nuts / banana and pear / banana and blueberry / choc chip banana bread / Banana and rasins / etc

O que costumo fazer cá em casa é uma receita que a minha amiga Rita me deu quando vivia aqui na Australia, em Perth. A unica alteração que lhe fazia era acrescentar canela (ideia de outra amiga minha, a Isabel, quando cá vivia em Sydney). No entanto... estas receitas tinham muito açucar o que para além de não ser saudavel, faz com que eu não o dê ao Duarte (eu nem sou muito chata com isso, mas ele é tão boa boca e gosta tanto de legumes e fruta que não quero estragar tudo a vicia-lo em bolos!).

So... I asked my Dear friend Jaimini for a sugar free recipe of this amazing cake. And... this is all this posts about, sharing with you guys this amazing recipe that made us all so happy (and maybe a little big fatter as well)!

Ingredients
1/2 cup oil (sunflower) _____________1/2 caneca de oleo de girassol
1 teaspoon baking powder __________1 cc fermento
3 ripe bananas____________________3 bnanas maduras
2 poached pears___________________2 peras cozidas
2 eggs ___________________________2 ovos
1 1/2 cup flour ____________________1/2 caneca de farinha
1/2 cup quick oats _________________1/2 caneca de aveia
1 tablespoon Honey _______________1 CS de Mel
1 pinch cinnamon powder__________Um bocadinho de canela
1 teaspoon vanilla essence__________1 cc essencia de baunilha

Metodo
1- Aquecer o forno a 180ºC
2 - Esmagar banana e pera até ficar uma massa macia.
3 - Juntar os ovos, canela, essencia de baunilha e mel.
4 - acrescente o resto dos elementos (oleo, farinha, fermento e oats) e mistureadd remaining ingredients 5 - unte uma forma rectangular e verta o preparado.
6 -  Meta no forno que está a 180ºC e deixe por 45mins a 1 hora. 

Method
1 - pre-heat the oven at 180ºC
2 - Slice banana & pears, smash them and beat until fluffly. 
3 -  Mix eggs, cinnamon, vanilla essence and honey. 
4 - Add remaining ingredients and mix. 
5 -  Grease your pan. 
6 -  Bake at 180C for 45 mins to 1 hour.

Espero que gostem, nós adorámos!

sábado, 4 de agosto de 2012

Happy Birthday Pedro!

Para celebrar os anos do Pedro cozinhamos uns queques de laranja, um salame de chocolate e pasteis de nata, e fomos para Maroubra Beach ter com amigos. O dia começou com uma surf session do Pedro, o Vieira e o Tymek num mar GIGANTE! Depois seguimos para o barbecue onde passamos todo o resto do dia até já ser de noite!
Já tinhamos saudades de dias assim, quentes e entre amigos. Parabens Maridão!!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vozzie on the Go

A saga da campervan está finalmente acabada!

A Vozzie está connosco há já quase 3 anos, e quando o D nasceu ficamos a saber que era dificil instalar uma cadeirinha de bebe. Depois de nos terem sido apresentadas várias fracas soluções para o nosso problema, tais como:
  • "por $900 faço-lhe isso", ou... 
  • "nem por $900 faço", ou... 
  • "sabe que vamos ter de destruir o interior da carrinha...", ou...
  • "acho que isso não é legal", ou... 
  • " só esta pessoa é que pode fazer e mais ninguem o fará"
Finalmente encontrei um mecânico aqui ao pé de casa (em Bondi Junction) que nos solucionou o problema em meia duzia de horas. É uma oficina grande onde o mecanico já fez o mesmo em várias campervans iguais á nossa. Por $100 instalou a cadeira do bebe agarrada á estructura do carro tal qual manda a lei. E estamos tão felizes! Finalmente vamos recomeçar as nossas camping trips!

Para quem pensa fazer o mesmo, é importante saber:
  • Uma cadeira de bebe só pode ir á frente se não houver mais filas atrás que o possam levar.
  • Não é preciso destruir o interior da caravana, só é preciso aceder á estructura (um corte no lavatório soluciona o problema no caso da nossa caravana).
  • Não acreditem em tudo o que vos dizem. Leiam vocês as leis porque elas estão sempre a mudar e a maior parte das vezes as pessoas não se actualizam.
A Vozzie está então All-Set to Go!